Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Veja dicas para melhorar o sono infantil no quadro '''Pequeninos'''

Médica Maria Cláudia Oliveira, presidente da Associação Brasileira do Sono - Regional Pará, tira dúvidas dos internautas.

 
 -   /
/ /

O quadro Pequeninos desta quarta-feira (16) fala sobre o sono infantil. Muitos pais têm dificuldade em fazer os bebês dormirem e vários fatores podem estar associados a esse problema.

A médica Maria Cláudia Oliveira, presidente da Associação Brasileira do Sono - Regional Pará, tira dúvidas dos internautas.

Pergunta 1) O que fazer para o bebê ter um sono mais tranquilo?
Dra Maria Cláudia: É importante se atentar para a rotina do dia, com horários relativamente fixos para acordar, para sonecas, para alimentação e recreação. Se aproximando da noite, devemos iniciar os rituais de sono para que o bebê comece a entender que o próximo passo será dormir. Exemplo: diminuição de luzes, de eletrônicos, banho relaxante, leitura de livros, música calma.

Um passo importante é ensinar o bebê a adormecer com autonomia durante a noite e durante os cochilos, colocando ele ainda sonolento no berço e utilizando de associações positivas como: um bicho de pelúcia, uma naninha, cantar para o bebê. Evitar as associações como dormir no peito, embalando, no carro em movimento, porque assim, todas a vezes que o bebê despertar durante a noite, ele vai precisar novamente do estímulo que o fez dormir no início da noite.

Pergunta 2) Minha bebê tem quase 3 meses e ela tem o sono agitado. Dorme, mas fica fazendo barulhos como se estivesse acordada, mas está dormindo. Como poderia resolver? Outra pergunta é: ela mama as 4h e depois as 6:30, porém não desperta nesse segundo horário. Acaba que ela dorme até umas 8:30-9h, tirando a soneca da manhã por volta de 10:30-11h.
Dra Maria Cláudia: Existe uma fase do sono chamada de sono REM que ocupa uma grande parte do sono dos bebês e vai diminuindo com a idade. Nessa fase, temos um sono com maior movimentação, emissão de sons, gemidos e até gritos. Não se preocupe, seu bebê está dormindo e tudo isso é normal.

Pergunta 3) Bom dia, me chamo Isabela. Minha bebê tem 1 mês, sente muito calor, ela vive suada. Mesmo com ventilador e roupas mais confortáveis, seria esse o motivo dela não dormir bem de dia?
Dra Maria Cláudia: A temperatura do ambiente é importante para induzir o sono, porém, nessa faixa etária, não se prenda à horários fixos, até os 3 meses os bebês têm o sono dividido ao longo das 24h, chamado polifásico.

Pergunta 4) Me chamo Lucenira, mãe do Ângelo Gabriel, de 7 meses Sou de São Sebastião da Boa Vista. Queria saber se tem uma certa quantidade de sono que a criança dê durante o dia.
Dra Maria Cláudia: Para a faixa etária, o recomendado do sono é, em média, de 13 a 15 horas de sono, incluindo os cochilos. Porém, não se fixe a valores, mais importante é que seu bebê não esteja irritado e esteja se desenvolvendo bem. Esse é um sinal de boa qualidade de sono.

Pergunta 5) Juliana Marques, mãe da Maria Fernanda, tem 7 meses. Hoje em dia ela faz 3 sonecas durante o dia e dorme por volta das 20:30. Tem somente um despertar durante a noite (que é pra passar pra cama). Não sei se pra idade dela tá bom essa quantidade de sonecas durante o dia, (elas têm duração de 40 minutos a 1h). Gostaria que a Dra. tirasse essa dúvida, por favor. Desde já, obrigada.
Dra Maria Cláudia: A quantidade de horas de sono para idade é algo muito variável. Nessa faixa etária, varia de 10 a 18 h, com média de 13 a 15h, porém, mais importante do que se prender a valores, é olhar para o dia, se a criança não aparenta irritabilidade e está se desenvolvendo bem, tranquilize-se.

Pergunta 6) Meu bebê tem 5 meses e meio. Dorme cedo por volta das 7:30 e 8h ate 10:30. Acorda, mama e dorme ate 01 a 2h da madrugada . Só que depois não quer ficar mais na cama e levo para rede. E lá dormimos ate 5:30 a 6h. Só que ultimamente ele tá fracionando esse sono da madrugada e só quer dormir no peito. Não sei mais o q fazer.

Dra Maria Cláudia: Nessa idade, ele está iniciando a produção de hormônios que irão favorecer o sono, é fundamental ensiná-lo a adormecer sozinho, sem uso de associações como embalo e peito. Coloque- o para dormir ainda sonolento no berço para que desenvolva a habilidade de adormecer com autonomia.

Pergunta 7) Como fazê-lo dormir só? Assim que a mãe se afasta começa o choro é só se acalma com o peito. TV desligada , ambiente silencioso, ar condicionado com temperatura agradável. Mesmo assim acorda no meio da noite.

Dra Maria Cláudia: É necessário dar oportunidade para o bebê se auto-acalmar e aprender a adormecer com autonomia, utilizando associações positivas como música, naninha, bicho de pelúcia. Há técnicas específicas para este fim. Recomendo procurar um especialista na rede social da Associação Brasileira do Sono há lives gravadas com especialistas.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE