Agricultura

Agricultura

Fechar
PUBLICIDADE

Agricultura

Como potencializar o desempenho das sementes de milho

 
 -   /
/ /

O tratamento de sementes contribui, cada vez mais, com a proteção inicial do plantio de milho, assegurando o estabelecimento da cultura e potencializando os ganhos de produtividade. Um bom tratamento de sementes atualmente, além de prevenir contra patógenos e pragas, pode trazer ganhos nutricionais, fisiológicos e físicos à cultura de milho devido às características dos produtos disponibilizados ao TS (defensivos, enraizadores,  micronutrientes, inoculantes e otimizadores – polímeros e pós secantes).  

O engenheiro agrônomo Emanuel Soto, coordenador de pesquisa da Laborsan Agro, destaca que tecnologias, como a Film-Coating LABORSAN AGRO®, confere proteção às sementes de milho tratadas, diminuindo perdas do TS, potencializando os benefícios dos ativos e aditivos utilizados, além de trazer melhorias em plantabilidade e no visual das sementes tratadas.

“A resistência à abrasão que os polímeros e pós-secantes de alta tecnologia conferem às sementes tratadas de milho contribui com a menor contaminação dos profissionais que manuseiam as sementes, desde o tratamento até à semeadura. A adesão acentuada de nossos polímeros, com desprendimento gradual defensivos utilizados, diminuem o risco de contaminação do lençol freático”, acrescenta Soto.

Sementes tratadas - As sementes tratadas via TSI (processo de tratamento em larga escala, realizado em equipamentos automatizados nas indústrias de produtores de sementes de milho) trazem ganhos aos produtores devido à Qualidade, Praticidade e Segurança se comparado ao tratamento em propriedades e em equipamentos mais simples (formato on-farm).

A oferta de sementes tratadas via TSI na cultura de milho é grande e corresponde a maior parte do tratamento de sementes de milho no Brasil, porém, na restrição de caldas de tratamento de sementes tratadas via TSI frente às necessidades dos produtores, pode-se optar pela realização do TS na propriedade.

Dicas para o tratamento - A Laborsan Agro compartilha a seguir algumas dicas para um melhor tratamento de sementes de milho:

  • Qualidade fisiológica e genética das sementes utilizadas: sementes certificadas e com alta germinação e vigor; indicadas para as especificidades da região, seja época de cultivo safra ou safrinha e ainda propósito grão ou silagem;

 

  • Atente-se à recomendação correta dos defensivos, enraizadores,  micronutrientes e inoculantes que compõem a calda de TS.

 

  • Opte por um trabalho realizado através de assistência técnica por profissionais conhecedores da real necessidade e aptos em fazerem uma recomendação agronômica com produtos mais eficientes possíveis e recomendados à cultura, frente aos desafios relacionados à patógenos, pragas, nutricional, fisiológico etc.     

 

  • Atente-se à compatibilidade entre os produtos que compõem a calda de TS.

 

  • É essencial o uso de polímeros recomendados para o TS de milho e em dose adequada, trazendo dentre outros benefícios, adesão, proteção e melhor recobrimento às sementes tratadas. Havendo a possibilidade, trabalhe também com pós secantes de alta performance que podem potencializar a resistência à abrasão da película de tratamento, além de conferir fluidez ao processo e melhora da plantabilidade.

 

  • Use equipamentos calibrados e adequados visando aplicação mais eficaz (dosagem, melhor recobrimento, diminuição de danos às sementes);

 

  • Intensifique a segurança ao homem e ao meio como uso de EPIs adequados e estar em local mais apropriado possível, evitando contaminações e, por fim, destinar corretamente os resíduos da operação e possíveis sobras de sementes tratadas.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE