Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira 23 , em Porto Velho

Mais de 30 mil doses da vacina contra a gripe serão distribuídas na capital de Rondônia

 
 -   /
/ /
ÁUDIOTEXTO PARA RÁDIODivulgação A população de Porto Velho poderá ir às Unidades Básicas de Saúde para tomar vacina contra a Influenza a partir desta segunda-feira, dia 23. Na primeira etapa da imunização, até 15 de abril, o objetivo principal é proteger as pessoas acima de 60 anos. A Prefeitura Municipal de Porto Velho vai oferecer 30 mil doses da vacina à população nas 36 unidades de saúde urbanas e rurais. 


Para a imunização, os profissionais em Saúde vão montar postos exclusivos de atendimento de idosos e visitar abrigos e hospitais da cidade, explica a Coordenadora de Imunização de Porto Velho, Elizete Gomes. Ela lembra que a vacina da gripe não imuniza contra o coronavírus, mas evita que a população fique exposta a riscos adicionais durante a pandemia. 


“Nós temos abrigos de idosos, nós vamos até eles, para que eles não venham até às unidades. A gente está mobilizando. As escolas que estão fechadas, faculdades, a gente vai usar esses locais para vacinar só esse grupo, para que eles não entrem dentro da unidade de saúde”. 


 A influenza, ou gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório, e segundo o Ministério da Saúde tem alto potencial de transmissão. Os principais sintomas da infecção são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca. 


De acordo com a professora do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitarias da USP, Marta Lopes, a vacina da influenza é capaz de proteger contra três tipos de vírus: H3N2, H1N1 e Influenza B. E, com a imunização, a pessoa fica protegida dos quadros mais agressivos da gripe, reforça a especialista.   
 
“A vacina, que é distribuída na rede pública, é composta de três vírus influenza - H3N2, H1N1 e Influenza B. Mas, qual é a grande vantagem da vacina? Ela protege contra os casos graves de influenza e isso que é extremamente importante.”


A população de Porto Velho será vacinada contra a influenza até o dia 9 maio. O Ministério da Saúde alerta que, para evitar contágio de gripe ou outras infecções, além de tomar a vacina a pessoa deve seguir medidas simples como higienizar as mãos e manter hábitos saudáveis. Nesta primeira etapa de vacinação contra a influenza, a Prefeitura de Porto Velho oferece 30 mil doses da vacina em todas as 36 unidades de saúde, urbana ou rurais.

Para mais informações acesse: saude.gov.br/influenza. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.
 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE