Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

MINUTO DA SAÚDE: Saiba quais são sintomas das ISTs

 
 -   /
/ /
ÁUDIOTEXTO PARA RÁDIO 

As Infecções Sexualmente Transmissíveis, as ISTs, como a sífilis, hepatites virais, HIV/Aids e gonorreia são causadas por vírus e bactérias, repassados entre a população por meio de relações sexuais desprotegidas.

O médico Sanitarista do Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids, de São Paulo, Artur Kalichman, explica quais são os sintomas mais comuns da ISTs, e lembra que algumas infecções podem não apresentar sinais e a pessoa nem saber que as tem. 

“Se você tem algum sinal como corrimento, dor ao urinar, dor nas relações sexuais, verrugas, úlceras ou ferimentos, procure o serviço de Saúde, ou o serviço de Atenção Básica, Unidades Básicas de Saúde, onde tiver serviços especializados de tratamento de IST. É importante saber, também, que algumas das ISTs são assintomáticas, as pessoas não sentem nada. Então, fazer teste, principalmente o teste de sífilis, que é um teste rápido e amplamente disponível, também é uma estratégia muito importante, mesmo quando a pessoa não apresente nenhum sinal. Porque é comum que as ISTs sejam assintomáticas, mas as pessoas podem transmitir.”

Todas as unidades de saúde do SUS contam com testes rápidos ou laboratoriais para ISTs.

Proteja-se! Usar camisinha é uma responsa de todos. Se notar sinais de uma infecção Sexualmente Transmissível (IST), procure uma unidade de saúde e informe-se. Saiba mais em: saude.gov.br/ist. 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE