Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

G1 Entrevista: médica cardiologista fala sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas

Vanessa Matos Ampuero destaca a importância de uma alimentação saudável e da prática de atividades físicas.

 
 -   /
/ /

O quadro G1 Entrevista desta quinta-feira (13) esclarece questões sobre o tema: doenças cardíacas. A abordagem é feita pela médica cardiologista Vanessa Matos Ampuero que foi entrevistada pela coordenadora do portal da Globo em Santarém e Região, Sílvia Vieira. (Veja o vídeo acima)

Vanessa Matos destaca que os cuidados com a saúde para prevenir doenças cardíacas deve começar ainda na juventude, mesmo por parte de pessoas que não têm histórico familiar de agravos relacionados ao coração.

"É fundamental manter alimentação equilibrada, não fumar, só beber álcool com muita moderação e fazer exercícios - sempre com orientação médica e respeitando os limites físicos de cada um. Além disso, é importantíssimo controlar a pressão arterial, o peso e, periodicamente, os níveis sanguíneos de colesterol, triglicérides e açúcar", disse a cardiologista.

Médica cardiologista Vanessa Matos e a jornalista Sílvia Vieira — Foto: Geovane Brito/G1 Médica cardiologista Vanessa Matos e a jornalista Sílvia Vieira — Foto: Geovane Brito/G1

Médica cardiologista Vanessa Matos e a jornalista Sílvia Vieira — Foto: Geovane Brito/G1

Na entrevista, Vanessa Matos também fala sobre alguns fatores causadores das doenças cardiovasculares que não podem ser alterados. Entre eles, a predisposição genética. Mas, mesmo assim, são os maus hábitos que antecipam e agravam o adoecimento.

“Temos casos em que pessoas com histórico familiar desenvolveram tardiamente um problema cardíaco por manter hábitos de vida saudáveis”, reforçou.

A cardiologista fala ainda sobre o exames necessários para diagnóstico de doenças cardíacas e da importância de se levar a sério o tratamento prescrito pelo médico para não provocar o agravamento do quadro clínico.

O quadro

A cada semana, um especialista será entrevistado por um repórter do G1 Santarém e Região, esclarecendo dúvidas, dando dicas, contribuindo com o seu conhecimento acerca dos temas propostos. As entrevistas em vídeo gravadas no estúdio da TV Tapajós, assim como as matérias sobre cada especialista ficarão disponíveis para que o internauta possa acessar a qualquer tempo e lugar.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE