Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Buttigieg ultrapassa Sanders em corrida nacional por delegados em Iowa, indica partido

Pete Buttigieg levou 14 delegados; próxima rodada das prévias acontece na terça-feira 11 em New Hampshire.

 
 -   /
/ /

O pré-candidato presidencial democrata Pete Buttigieg venceu por pouco o rival Bernie Sanders na disputa por delegados em Iowa, de acordo com informações divulgadas pelo Partido Democrata do Estado no domingo (9).

VEJA MAIS: Como a confusão nos resultados de Iowa pode impactar as prévias do Partido Democrata

Democratas seguem para 2ª prévia sem definição em Iowa

Democratas seguem para 2ª prévia sem definição em Iowa

Os resultados atualizados do caucus presidencial democrata em Iowa indicam a seguinte contagem de delegados são os seguintes:

  • Pete Buttigieg: 14
  • Bernie Sanders: 12
  • Elizabeth Warren: 8
  • Joe Biden: 6
  • Amy Klobuchar: 1

Segundo o diretório local do Partido Democrata na quinta-feira (6), Buttigieg havia superado Sanders por uma margem muito pequena de um índice chamado "equivalente a delegados estaduais" – um coeficiente que leva em conta os votos de cada candidato mas também o número de eleitores que compareceram à votação. Esse índice é o que determina quantos delegados cada leva de Iowa para a convenção nacional. O estado tem 41 delegados.

  • Sandra Cohen: Ascensão meteórica de Buttigieg, por enquanto, beneficia Sanders
  • Helio Gurovitz: Será que Biden resiste?

Na terça-feira (11), no estado de New Hampshire, acontece a segunda rodada de prévias. Buttigieg e Sanders lideram as pesquisas lá. No último fim de semana, ambos percorreram o estado que, na terça-feira, será o segundo a realizar primárias, depois do fiasco do processo de apuração no estado de Iowa.

Uma pesquisa conduzida pela CNN em parceria com a Universidade de New Hampshire aponta Sanders com 28% da preferência dos democratas no estado, praticamente o mesmo percentual de um levantamento de janeiro. Já Buttigieg viu seu apoio crescer seis pontos para 21%. Joe Biden aparece com 11% e Elizabeth Warren com 9%.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE