Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Dia Nacional do Enfermo é celebrado em hospitais do Pará

 
 -   /
/ /

Dia Nacional do Enfermo é celebrado em hospitais do Pará

A data, com origem religiosa, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a humanização do atendimento

Unidades de saúde no Pará promovem, a partir desta terça-feira, 14, ações especiais junto aos pacientes, acompanhantes e colaboradores para celebrar o Dia Nacional do Enfermo.

A data, comemorada no Brasil no dia 14 de janeiro, tem como objetivo voltar o olhar da sociedade para questões relativas ao trato humanizado dos doentes. Ao todo, nove hospitais públicos e privados, gerenciados pela Pró-Saúde, integram as homenagens.

Por meio de missas, cultos ecumênicos, e visitas religiosas, líderes da Pastoral da Saúde pretendem levar esperança e mensagens de conforto para todos.

Celebrações e missas marcam o dia 14

No Hospital Público Estadual Galileu, em Belém, pacientes, acompanhantes e familiares internados na Unidade terão a oportunidade de participar de um culto ecumênico, com a participação de um padre e de um pastor, na próxima terça-feira, 14, marcando a data instituída pelo Papa João Paulo II, em 1992. A ocasião servirá como um momento de homenagens e orações para as pessoas em tratamento no hospital.

Também na próxima terça-feira, a assistência espiritual aos pacientes acontecerá no Hospital Regional do Sudeste do Pará Geraldo Veloso, em Marabá. A unidade promove, a partir das 15h, uma missa especial dedicada aos enfermos, sendo celebrada pelo padre Pedro Silva, da Paróquia Sagrada Família. A ação de humanização visa confortar os usuários nesse momento tão delicado de suas vidas, levando compaixão, fé e solidariedade.

Já o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan, o capelão da Sociedade Bíblica do Brasil, pastor Antônio de Jesus Miranda Serrão, fará uma visita religiosa a todos os enfermos no dia 14, com leitura e partilha de mensagens bíblicas para que todos se sintam confortados e acolhidos emocionalmente. A programação será realizada nas enfermarias da Unidade, a partir de 9h.

Uma celebração ecumênica, seguida de visitas aos usuários internados, no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, marca a data também no dia 14. A unidade visa lembrar a necessidade de transformar o ambiente hospitalar mais humanizado e com cuidado em todas dimensões humanas, como biológicas, psicológicas e espiritual.

Na mesma data, o Hospital Regional Público da Transamazônica, com iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), o Dia Nacional do Enfermo será celebrado, no período da manhã e tarde, às 9h e depois às 17h30, na capela do Hospital.

O Dia do Enfermo no Yutaka Takeda e 5 de Outubro

Na terça-feira, 14, em Parauapebas, no Hospital Yutaka Takeda, celebrações religiosas serão realizadas no período da manhã e da tarde, além de visitas de líderes religiosos aos apartamentos e enfermarias. Serão transmitidas mensagens de fé esperança aos pacientes internados, além de reforçar o compromisso do hospital em atender seus pacientes integralmente

Já no Hospital 5 de Outubro, em Canaã dos Carajás, a ação acontecerá também na terça-feira com a visita da Pastoral da Saúde local aos pacientes e acompanhantes da Unidade.

As homenagens continuam na sexta-feira, 17

Na próxima sexta-feira, 17, no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, haverá uma missa com o padre Nilton Cezar Reis, às 9h30, na recepção principal da unidade. O objetivo da pastoral da Paróquia Cristo Peregrino é levar mensagens de acolhimento e uma ajuda espiritual aos pacientes, acompanhantes e colaboradores, além de sensibilizar a população em geral sobre a necessidade dos cuidados especiais às pessoas com enfermidade.

Em Santarém, no Hospital Regional do Baixo Amazonas, uma missa eucarística está prevista para às 16h, no dia 17, na Capela da unidade. Os pacientes internados que puderem participar, poderão sair de seus leitos, bem como os acompanhantes e demais usuários.

No fim de cada mês, o Regional do Baixo Amazonas realiza cultos de diferentes religiões nas unidades de internação. Os cultos da última semana de janeiro terão programação especial voltada ao Dia Nacional do Enfermo. Além disso, está prevista a entrega de cartões com mensagens de apoio aos pacientes, através do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE