Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Religiosidade, racismo e intolerância são tema de programação na UEPA

Evento será nesta terça-feira, 3, e quarta, 4. A participação é gratuita.

 

Com o tema “Religião e Políticas: A Atuação dos Afrorreligiosos em Combate à Intolerância Religiosa”, a programação começa na próxima terça-feira (3) na Universidade do Estado do Pará (UEPA). A participação é gratuita.

O professor Carlos Vinícius Freitas, coordenador do grupo de estudos, explica que há 4 anos a instituição estuda as relações etno raciais. Por isso, com o Dia da Consciência Negra, era difícil não colocar o assunto à tona, aproveitando a presença de uma liderança nacional sobre o tema: Ojé Arrundegy, chefe do Terreiro do Culto aos Ancestrais “Bàbá Àráìgbò” em Brasília.

“O estado precisa de mais políticas de formação para esse público. As religiões de matrizes africanas têm sofrido perseguições. A ideia é falarmos sobre os rituais, a história, a cultura, e a banalização dessas questões religiosas. Também há muitos adeptos que necessitam do aprofundamento na religião no ponto de vista científico”, detalhou Freitas.

A programação é composta por palestras e um workshop voltado para lideranças religiosas do candomblé, apresentando a relação dos saberes tradicionais com os principais fundamentos de morte, pensados na perspectiva da religião.

A realização é fruto da parceria entre o Grupo de Estudo Religiões de Matriz Africana na Amazônia (GERMAA), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), com lideranças afrorreligiosas do estado do Pará.

Programação

Dia: 3 de dezembro (terça-feira)
Palestra: “Religião e Políticas: A Atuação dos Afrorreligiosos no Combate à Intolerância Religiosa”
Hora: das 8h30 às 12h
Local: Universidade Estadual do Pará (UEPA)

Dia: 4 de dezembro (quarta-feira)
Workshop: Ritos fúnebres (Axexé)
Local: Ile Asé Ya Ogunté (no bairro Júlia Seffer)
Hora: das 8h30 às 19h

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE