Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Conheça Bear, o cachorro que ajuda a salvar coalas dos incêndios na Austrália

Mestiço da raça boiadeiro australiano, Bear já era treinado para buscar animais na natureza. Desde o início do mês, ele partiu na missão de encontrar os marsupiais perdidos no fogo.

 
 -   /
/ /

Os coalas que estão sofrendo com os incêndios na Austrália agora têm um novo herói: Bear, um cãozinho mestiço da raça boiadeiro australiano treinado para buscar animais na natureza.

O cachorro, que foi abandonado quando filhote, recebeu, no início do mês, a missão de encontrar e salvar os marsupiais perdidos em meio às chamas. Além de coalas, Bear também é treinado para buscar gatos-marsupiais, outro animal nativo da Austrália.

"Este é o primeiro ano em que estamos envolvidos nos incêndios", disse Romane Cristescu, mentora de Bear e ecologista na Universidade Sunshine Coast, à Reuters. "É um pouco mais perigoso do que costumamos fazer."

Bear usa meias protetoras enquanto ajuda a encontrar e salvar coalas dos incêndios na Austrália. — Foto: Instagram/@ficlarkphotography/via Reuters Bear usa meias protetoras enquanto ajuda a encontrar e salvar coalas dos incêndios na Austrália. — Foto: Instagram/@ficlarkphotography/via Reuters

Bear usa meias protetoras enquanto ajuda a encontrar e salvar coalas dos incêndios na Austrália. — Foto: Instagram/@ficlarkphotography/via Reuters

Bear geralmente procura animais selvagens doentes ou feridos para fins de conservação e pesquisa - em condições mais calmas! Para a nova missão, ele precisa usar meias protetoras nas patas para caminhar nas áreas queimadas.

Os coalas da Austrália foram algumas das principais vítimas das chamas que atingem o país - o temor é de que mais de 350 deles tenham morrido.

Bear usa meias protetoras enquanto ajuda a encontrar e salvar coalas dos incêndios na Austrália. — Foto: IFAW Australia/via Reuters Bear usa meias protetoras enquanto ajuda a encontrar e salvar coalas dos incêndios na Austrália. — Foto: IFAW Australia/via Reuters

Bear usa meias protetoras enquanto ajuda a encontrar e salvar coalas dos incêndios na Austrália. — Foto: IFAW Australia/via Reuters

Patrocinado pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (IFAW, na sigla em inglês), Bear ainda não encontrou nenhum coala desde que começou a ajudar nos incêndios, mas, neste ano, já achou vários precisando de ajuda em outras circunstâncias - e, também, para fins de pesquisa.

"Com as mudanças climáticas, a perda de habitat e as doenças, os coalas estão enfrentando muitas ameaças", disse Romane, a mentora de Bear. "Esses incêndios são apenas uma das muitas coisas que os ameaçam, então precisamos realmente ser melhores em protegê-los."

Bear, um cão mestiço da raça boiadeiro australiano, ajuda a encontrar e salvar coalas dos incêndios na Austrália. — Foto: Instagram/@ficlarkphotography/via Reuters Bear, um cão mestiço da raça boiadeiro australiano, ajuda a encontrar e salvar coalas dos incêndios na Austrália. — Foto: Instagram/@ficlarkphotography/via Reuters

Bear, um cão mestiço da raça boiadeiro australiano, ajuda a encontrar e salvar coalas dos incêndios na Austrália. — Foto: Instagram/@ficlarkphotography/via Reuters

Os incêndios florestais devastaram cerca de 1 milhão de hectares de terras agrícolas e matos na costa leste da Austrália nas últimas semanas, matando 4 pessoas e destruindo centenas de casas.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE