Agricultura

Agricultura

Fechar
PUBLICIDADE

Agricultura

Estão disponíveis os relatórios de Custo de Produção de setembro/19

 

Cepea, 20/10/2019 - Nesta edição, confira:

 

CEREAIS, FIBRAS E OLEAGINOSAS: Patrimônio investido em arroz no RS não é remunerado ao longo de 10 safras
A renegociação de dívidas tem sido pauta da orizicultura do Rio Grande do Sul, principalmente devido à frustração das duas últimas safras que não pagaram nem o desembolso das lavouras. Contudo, os dados de 10 anos de painel do Cepea/CNA, que representam o modelo de propriedade de arroz na região Uruguaiana (RS), demonstram que a situação pode ser muito pior, tendo em vista que o produtor carrega dívidas sobre o patrimônio investido e pode ter, por sua vez, comprometido a sustentabilidade do seu negócio. Leia mais.

 

PECUÁRIA DE CORTE: Custo de sementes de pastagem sobe, mas relação de troca com a arroba se mantém firme
O custo de aquisição de sementes de pastagem tem subido ao longo deste ano, considerando-se a Brachiaria brizantha cv. Marandú, forrageira de maior utilização nacional. Entre janeiro/19 e agosto/19, o custo de aquisição de sementes nas praças avaliadas teve aumento de 14,3%, contra uma expressiva queda de 29,2% no mesmo período do ano passado. Leia mais.


PECUÁRIA DE LEITE: Impactos do fornecimento de concentrado na receita da pecuária leiteira
Nos sistemas produtivos baseados em pastagens é muito comum encontrar produtores que tem forte resistência a fornecer alimentação concentrada aos animais durante todo o ano. Nesses casos, o rebanho recebe concentrado, geralmente em pequenas quantidades, apenas durante o período seco, momento em que a pastagem não está em boas condições. Na visão desses produtores, o concentrado representa um grande impacto no fluxo de caixa da atividade que não traz retornos de mesma intensidade na receita. Leia mais. 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE