Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

USP

8220;Manhã com Bach 8221; traz músicas compostas em Weimar, Köten e Leipzig

Programa mostra obras representativas dos três principais períodos da carreira de Johann Sebastian Bach

 
download do áudio download do áudio download do áudio Os principais períodos da vida profissional do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) ocorreram em três localidades: a corte de Weimar (de 1708 a 1717), a corte de Köthen (de 1717 a 1723) e a cidade de Leipzig (de 1723 a 1750).

Cada um desses períodos tem características próprias. Em Weimar, Bach produziu principalmente música para órgão. Em Köthen, como tinha à disposição uma orquestra com excelentes músicos, o compositor se dedicou à música orquestral e de câmara. E em Leipzig é marcante a sua produção de música sacra, principalmente de cantatas.

Nos dias 9 e 10 de novembro de 2019, o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentou músicas representativas desses três períodos. Da fase de Weimar, foram apresentadas a Canzona em Ré Menor (BWV 588) e a Alla Breve em Ré Maior (BWV 589), ambas para órgão. Do período de Köthen, foi ouvida a Sonata para Violino e Cravo em Sol Maior (BWV 1019). Da época de Leipzig, o programa exibiu a cantata Ich elender Mensch, wer wird mich erlösen, “Eu, miserável homem, quem me salvará?” (BWV 48).

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet (www.jornal.usp.br/radio).

 

jQuery(document).ready(function($) { $.post('https://jornal.usp.br/wp-admin/admin-ajax.php', {action: 'wpt_view_count', id: '284893'}); });

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE