Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Homenagens no Círio da Conceição: demonstrações de amor e fé por quem tem a honra de ver N.Srª passar na ‘porta de casa’

Um altar, cânticos ou o acolhimento à romeiros. Arquidiocese de Santarém estima mais de 25 homenagens durante a procissão de Nossa Senhora da Conceição.

 
 -   /
/ /

Participar do Círio de Nossa Senhora da Conceição é um momento que envolve muitos sentimentos, mas para quem tem a honra de poder acompanhar a procissão na porta de casa o momento é ainda mais especial. Em Santarém, oeste do Pará, famílias se reúnem para contemplar de ‘camarote’ a passagem da Nossa Senhora.

Um altar com uma pequena imagem, uma ornamentação especial ou produções maiores como um palco com som ao vivo. As demonstrações de amor à Mãe do Salvador são feitas de diversas formas. Há também quem faça uma reunião intima com a família para um café da manhã especial. E tem também quem prefira partilhar um copo de água, café, ou simplesmente o banheiro.

Na residência da família de Ruth Freire a homenagem para Nossa Senhora da Conceição é feita há mais de 25 anos. Para o dia do Círio os preparativos começam com bastante antecedência e tudo é escolhido de forma criteriosa, afinal de contas, é para homenagear uma mãe: A Mãe.

“É um processo criterioso de escolha desde material usado na confecção e ornamentação das bandeiras até a escolha das cores que serão usadas e a confecção de camisetas”, disse Ruth.

No dia do Círio homenagem é feita com cantos em frente à residência da família — Foto: Arquivo pessoal No dia do Círio homenagem é feita com cantos em frente à residência da família — Foto: Arquivo pessoal

No dia do Círio homenagem é feita com cantos em frente à residência da família — Foto: Arquivo pessoal

No dia do Círio a família prepara uma estrutura com cânticos e orações para saudar a Rainha do Tapajós ao passar pela residência. Para Ruth, o sentimento é apenas de gratidão, por tantas graças alcançadas. A família também já teve a honra de doar o manto usado por Nossa Senhora da Conceição em 4 edições do Círio.

“O sentimento de gratidão por todas as bênçãos alcançadas durante o ano, fez com que nossa mãe Maria Freire fez com que entendêssemos que isso seria uma forma de agradecer a nossa Senhora por tudo que ela tem nos ajudado, hoje a terceira geração da nossa família já está participando dos preparativos para uma homenagem no círio de 2019”, completou.

Homenagens oficiais

De acordo com a Arquidiocese de Santarém, no percurso do Círio são feitas pelo menos 25 homenagens oficiais. Para isso, as famílias comunicam a coordenação das Festividades com bastante antecedência.

As famílias recebem algumas orientações para o momento da homenagem, uma delas é que uma não repita o canto da outra, assim as famílias conseguem fazer um repertório bem diverso de músicas para homenagear Nossa Senhora.

Como são mais de 25 homenagens, não é possível parar em todas. Além das homenagens oficiais, tem também as demonstrações espontâneas de fieis, empresários e até mesmo pessoas de outras denominações religiosas que se unem no momento de fé para oferecer água, massagem ou um alimento para quem caminha na procissão rumo à Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE