Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Milhares se reúnem para vigília por '''mártires''' de protestos em Hong Kong

Na última sexta-feira, 8, um estudante morreu após uma manifestação. Polícia permitiu ato durante a noite.

 
 -   /
/ /

Manifestantes de Hong Kong realizaram uma vigília para “mártires” neste sábado (9) e muitos exigiram vingança após um estudante morrer no hospital nesta semana depois de ter sofrido uma queda, o que alimentou a raiva em protestos pró-democracia que começaram em junho.

Milhares de pessoas reuniram-se pacificamente no Tamar Park, perto dos escritórios do governo central, na ex-colônia britânica que retornou às mãos dos chineses em 1997, após terem recebido uma rara permissão da polícia para realização de um protesto à noite.

Os manifestantes cantaram hinos e carregaram flores, com muitos gritando “vingança”, palavra que está sendo ouvida cada vez mais em protestos, num movimento que ganhou ímpeto desde a morte do estudante na sexta-feira, após ele ter caído de um estacionamento de múltiplos andares durante um protesto.

A polícia estimou que 7,5 mil pessoas foram à vigília deste sábado.

Manifestantes fazem vigília em Hong Kong  — Foto: Ahmad Masood/Reuters Manifestantes fazem vigília em Hong Kong  — Foto: Ahmad Masood/Reuters

Manifestantes fazem vigília em Hong Kong — Foto: Ahmad Masood/Reuters

“Não estamos aqui somente para lamentar sua morte, mas para mostrar ao governo, ao Partido Comunista Chinês e ao mundo que as coisas que aconteceram nos últimos seis meses não serão esquecidas”, disse Tom, 26, um funcionário público que pediu que apenas seu primeiro nome fosse usado.

Chow Tsz-lok, 22, estudante da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (UST), caiu, na segunda-feira, enquanto manifestantes eram dispersados pela polícia.

Os protestos frequentemente têm culminado em conflitos entre policiais e manifestantes, criando a pior crise política no território em décadas. A vigília deste sábado, contudo, atraiu estudantes, pessoas mais velhas e algumas crianças, e seguiu tranquila no começo da noite.

PROTESTOS EM HONG KONG

  • Por que a China não sufoca os protestos

  • Imagens por satélite mostram forças chinesas perto de HK

  • O uso de apps para organizar protestos e fugir da polícia

  • VÍDEO: Entenda os motivos que levaram aos protestos

  • Governo de HK suspende projeto de lei de extradição

  • A polêmica lei que levou aos protestos de rua em Hong Kong

  • Brasileira em Hong Kong: 'Ameaça chinesa não vai parar atos'

  • Brasileiros falam sobre protestos nas ruas

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE