Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Educação carcerária na Região Norte é tema de seminário da UEPA

Com o tema ''A quem interessa a Educação da População Encarcerada?'', seminário será nesta quinta-feira 7 e sexta 8 , a partir das 8 h.

 

A educação carcerária é tema de seminário promovido pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove nesta quinta-feira (7) e sexta (8), a partir das 8 h. O I Seminário Regional sobre a Educação Carcerária na Região Norte: Educação e Sociedade é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Gestão, Trabalho e Educação Carcerária (GEPGTEC).

Com o tema "A quem interessa a Educação da População Encarcerada?", o evento tem o objetivo de discutir a realidade da educação carcerária no Pará, promovendo o diálogo sobre práticas pedagógicas no âmbito da formação educacional e políticas públicas e mercado profissional, tendo como protagonistas os professores que atuam com os internos do Sistema Penitenciário.

Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Pará ainda apresenta índices educacionais preocupantes, incluindo a educação no cárcere. Porém, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) registrou, em 2016, que entre os 14.876 detentos custodiados na época, mais de 3 mil participavam de alguma atividade educacional, seja da educação formal, atividades complementares ou cursos profissionalizantes. "Queremos mostrar que apesar de todos os 'senões', temos professores e professoras aguerridos e que têm feito o diferencial no chão da escola", ressaltou a coordenadora do GEPTEC e organizadora do evento, professora Maria Auxiliadora Maués.

A programação contará com mesas e painéis, que abordarão o projeto político pedagógico da educação carcerária no contexto paraense. Especialistas convidados discutirão o currículo da escola no cárcere para apresentar propostas aos órgãos públicos envolvidos no processo educacional regional, com vistas a contribuir com a melhoria do panorama nacional.

Serviço

I Seminário Regional sobre a Educação Carcerária na Região Norte: Educação e Sociedade, nos dias 7 e 8 de novembro (quinta e sexta-feira), a partir das 8 h, no auditório do Campus III/Educação Física, em Belém.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE