Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Diocese de Santarém é elevada à Arquidiocese e Dom Irineu Roman é nomeado como 1º Arcebispo

Nome foi anunciado na manhã desta quarta-feira 6 . Arcebispo deve assumir o cargo em fevereiro de 2020.

 
 -   /
/ /

Durante um encontro com a imprensa, no Seminário São Pio X, foi anunciado nesta quarta-feira (6) o nome do primeiro arcebispo de Santarém, no oeste do Pará. O Papa Francisco criou a Província Eclesiástica de Santarém elevando a Diocese à categoria de Arquidiocese, sendo nomeado como primeiro arcebispo, Dom Irineu Roman, CSJ, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Assim, o Pará se torna o primeiro estado da Região Norte com duas arquidioceses. Santarém estava vacante (período em que a Sede episcopal de uma Igreja está sem ocupante) há 11 meses, quando dom Flávio Giovenale tomou posse como bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre.

A Arquidiocese de Santarém abrange sete municípios do oeste paraense, Almeirim, Monte Alegre, Prainha, Mojuí dos Campos, Belterra, Aveiro e Santarém.

Dom Irineu Roman

Dom Irineu Roman é nomeado primeiro arcebispo de Santarém — Foto: Diocese de Santarém/Reprodução Dom Irineu Roman é nomeado primeiro arcebispo de Santarém — Foto: Diocese de Santarém/Reprodução

Dom Irineu Roman é nomeado primeiro arcebispo de Santarém — Foto: Diocese de Santarém/Reprodução

Nascido em 10 de agosto de 1958 em Vista Alegre do Prata (RS), Dom Irineu Roman foi ordenado sacerdote em da Congregação de São José – Josefinos de Murialdo pela imposição das mãos de Dom Paulo Moreto, em 1º de janeiro de 1990, na Paróquia São José, também em Vista Alegre do Prata – RS.

Exerceu o cargo de professor, ecônomo e vigário paroquial entre 1990 e 1991, além de Formação dos Seminaristas esteve no Seminário Menor em Fazendo Sousa – Caxias do Sul – RS. De 1992 a 1994 foi formador no Seminário de Vocações adultas de 2º Grau em Ana Rech. Foi também formador dos Seminaristas e Professor no Colégio Murialdo e Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia em Planaltina – DF, até 1998. No ano seguinte exerceu estudos de Pós-Graduação em Missiologia em São Paulo – SP.

Em 15 de julho de 1999 o então Padre Irineu Roman chegou à Belém do Pará, e tomou posse na Paróquia Santa Edwiges em 17 de outubro do mesmo ano, assumindo até o ano de 2014. Também em Belém exerceu atividades de vice-Diretor, ecônomo e diretor da Comunidade Religiosa dos Josefinos de Murialdo.

Atuou até 31 de dezembro de 2013 no cargo de membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal da Região São João Batista, participou de forma permanente de Cursos, momentos de Espiritualidade, retiros mensais e anuais até a eleição, pelo Papa Francisco, como Bispo Auxiliar de Belém do Pará, no dia 8 de janeiro de 2014, sendo ordenado no dia 19 de março de 2014, com imposição das mãos de Dom Alberto Taveira Corrêa, em Vista Alegre do Prata-RS.

Atualmente é Bispo Referencial da Pastoral do Turismo e Membro da Comissão da Juventude na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Secretário Regional da CNBB Norte II e coordena a Pastoral das Ilhas na Arquidiocese, além de ser Apresentador do programa “Entre Nós” e coapresentador do Programa “A voz do Pastor” na (Rádio Nazaré FM).

Posse

Dom Irineu deve tomar posse como Arcebispo de Santarém no dia 2 de fevereiro de 2020, em cerimônia na Igreja São Francisco de Assis, do bairro Caranazal, às 9h.

A celebração contará com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giovanni D'aniello, de bispos do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de outros regionais.

Até o dia da posse, padre Odirley Maia continua como administrador diocesano.


Com a palavra, o Arcebispo

Em carta, o novo Arcebispo de Santarém, Dom Irinei Roman, falou ao povo de Deus. Leia na íntegra:

Dom Irineu Roman, CSI - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém

Ao Administrador Diocesano Pe. Odirley, aos Presbíteros, Religiosos e Religiosas, às Lideranças e a todo o Povo de Deus da Diocese de Santarém!

Caríssimos Irmãos e Irmãs!

Estando em Roma como membro do Sínodo Especial para a Amazônia recebi a carta do Papa Francisco me nomeando para a nova Arquidiocese de Santarém. Santarém, portanto, recebe hoje, duas importantes notícias: primeiro, a criação da nova Sede Metropolitana, elevando a Diocese à condição de Arquidiocese e Sede da nova Província e em segundo lugar a nomeação de seu primeiro Arcebispo.

Desde pequeno fui chamado à Vida Religiosa na Congregação de São José – Josefinos de Murialdo. Estudei e passei pelas várias etapas de Formação e trabalhei como Padre no Rio Grande do Sul, Brasília e Belém.

Mas foi justamente em Belém que fui chamado a exercer o ministério Episcopal. Sei que minha primeira atividade será conhecer a vida e os caminhos do povo para onde estou sendo enviado para servir.

O Papa Francisco me confiou essa grande missão para servir a vocês! Respondi afirmativamente ao Santo Padre Francisco, pois confio na vontade de Deus. Sei que caminhamos todos na mesma fé e na mesma esperança! Em pouco tempo estaremos perto não só fisicamente, mas também na procura da comunhão que deve unir a todos os que crêem em Cristo! Somos a Igreja que caminha pelos caminhos do mundo, sempre em processo e busca de conversão, testemunhando o Cristo Ressuscitado.

É nesse clima de confiança no Espírito Santo, como protagonista da missão, que nos dirige na unidade como Igreja e na partilha com todos que saúdo os que esta minha mensagem lerem ou escutarem. Que a Paz do Senhor esteja com todos!

A minha saudação aos caríssimos irmãos presbíteros da Diocese de Santarém, preciosos pastores que compartilham a faina diária na procura de fazer a vontade do Senhor e edificar o Reino de Deus.

Saudação aos Consagrados e Consagradas que com o seu testemunho anunciam a vocação de todos à santidade, enquanto procuram servir aos irmãos nos diversos carismas. Um abraço aos Seminaristas que são a nossa esperança da Igreja para o trabalho de evangelização. A nossa atenção especial aos agentes de pastoral que atuam na diversidade dos ministérios, aos colaboradores diocesanos e paroquiais, ao povo de Deus que se encontra presente em todo o território da Nova Arquidiocese!

Nesse trabalho, olho com imensa responsabilidade para as paróquias, áreas pastorais e missionárias, as inúmeras comunidades espalhadas na área metropolitana e cidades do interior, com suas peculiaridades; como também os meios de comunicação presentes na Igreja local, o trabalho que se realiza na Educação, na Cultura e em todos os níveis, com as respectivas conseqüências para a Amazônia.

Dirijo também uma saudação a todas as autoridades civis e militares, estaduais e municipais. Tenho consciência da missão da Igreja, considerando também os frutos do Sínodo para a Amazônia, recém realizado em Roma, tendo sempre em vista a construção de um mundo mais justo, fraterno e humano. Saúdo também os cristãos das diversas denominações, os que acreditam em Deus, as organizações que colaboram na promoção da justiça, da paz e do bem comum.

Eu me coloco diante de Deus e de todo o povo amado dessa nova Arquidiocese para dar continuidade a esse grande caminho construído por tantos irmãos bispos, sacerdotes, consagrados (as), leigos (as) e dar a minha colaboração para levar adiante essa trajetória de muitos anos de missão da Igreja! Faço isso conhecendo minhas fragilidades, mas me comprometendo com a missão que me é confiada pelo Santo Padre o Papa Francisco e acreditando no poder e na misericórdia de Deus, na unidade e comunhão dos irmãos e irmãs.

Minha saudação aos irmãos bispos do Regional Norte II e de modo particular, os que fazem parte da Nova Sede Metropolitana, com os quais continuamos a procurar juntos novos caminhos para o trabalho de Evangelização na Amazônia.

Meus sinceros agradecimentos a Dom Alberto, Dom Antônio, ao Clero, Vida Religiosa, leigos(as) da Arquidiocese de Belém, com os quais convivi, trabalhei e partilhei o ministério episcopal nesses últimos anos.

Gratidão a todos!

Com o coração esperançoso na missão que terei na nova Arquidiocese de Santarém, cheio de fé e confiança, e sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição, deixo a todos uma bênção muito especial.

Belém – PA, 06 de novembro de 2019

Dom Irineu Roman, CSI

Arcebispo Eleito da Arquidiocese de Santarém

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE