Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Previsão do tempo para terça-feira, 08/10/2019, Brasil

Geada em plena primavera? Sim, na serra de Santa Catrina. A rota da chuva passa por boa parte de Mato Grosso, sul de Goiás, centro-sul de Minas e norte paulista. Já em áreas do Nordeste e do Sul do país a umidade relativa do ar cai para níveis crític

 
 -   /
/ /

A Serra Catarinense registrou temperaturas baixas durante o amanhecer desta terça-feira (8). Os termômetros ficaram perto dos 3ºC. A geada de hoje foi a primeira do mês de outubro. O fenômeno é normal quando as temperaturas mínimas não diminuem mesmo com a chegada da primavera, o que costuma acontecer nas serras gaúcha e catarinense. Até o dia 11, próxima sexta, ainda há risco de geada fraca em pontos isolados. Lugares mais altos, tempo seco com poucas nuvens no céu - que esfriam rapidamente a atmosfera quando o sol vai embora - e temperaturas baixas provocam geada.

Avisos hoje Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO Avisos hoje Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

Avisos hoje Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

A combinação do calor e da umidade do ar favorece os temporais com chuva volumosa, ventos fortes e raios em boa parte de Mato Grosso, sul de Goiás, centro-sul de Minas e norte paulista. Algumas cidades devem acumular grandes volumes hoje (8) - Rio Verde (GO) e Sinop (MT) com 40 mm.

Chuva hoje Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO Chuva hoje Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

Chuva hoje Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

Chuva hoje 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO Chuva hoje 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

Chuva hoje 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

Mesmo sem chuva volumosa, como aconteceu no litoral paulista nesta segunda (7), hoje o céu ainda fica encoberto na capital e faixa leste. Durante o dia pode chover fraco e à partir da noite mais forte.

Acumulados de chuva 07/10/19 — Foto: Reprodução TV Globo Acumulados de chuva 07/10/19 — Foto: Reprodução TV Globo

Acumulados de chuva 07/10/19 — Foto: Reprodução TV Globo

Sudeste, atenção moradores do Vale Do Paraíba, sul do Rio de Janeiro e de Minas: não se descarta chuva forte e volumosa por conta da umidade que chega do mar. As temperaturas ficam amenas nessas regiões.

No Sul, predomínio de tempo firme em toda a região e as temperaturas já sobem em relação aos últimos dias.

No Nordeste, a previsão é de pancadas rápidas de chuva entre o litoral da Bahia até o leste de Pernambuco e centro-oeste do Maranhão.

No Norte, risco de chuva forte e volumosa no Amazonas, Roraima e extremo do Pará.

Previsão do tempo Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO Previsão do tempo Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

Previsão do tempo Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

Temperaturas

Destaque para São Paulo e Curitiba com temperaturas amenas.

Temperaturas hoje Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO Temperaturas hoje Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

Temperaturas hoje Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

* Temperaturas mínimas acontecem, geralmente, entre 06h e 07h.

* Temperaturas máximas acontecem, geralmente, entre 14h e 15h.

Umidade relativa do ar

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o ideal são 60 %, mas hoje muitas cidades entrarão em estado de alerta para umidade abaixo de 30%, como Quixadá (CE) e Santa Maria (RS).

Umidade do ar hoje Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO Umidade do ar hoje Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

Umidade do ar hoje Brasil 08/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

Próximos dias

Amanhã a chuva mais volumosa vai se concentrar no Amazonas, Acre, Rondônia e centro-oeste de Mato Grosso.

Previsão de chuva Brasil 09/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO Previsão de chuva Brasil 09/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

Previsão de chuva Brasil 09/10/19 — Foto: Reprodução TV GLOBO

Em tempo

Em menos de 10 dias já choveu mais do que o esperado para outubro em algumas capitais - Porto Alegre, Manaus e Aracaju. Enquanto isso muitas cidades passam por estiagem.

Para cada região, uma situação.

Outubro chuvoso  — Foto: Reprodução TV GLOBO Outubro chuvoso  — Foto: Reprodução TV GLOBO

Outubro chuvoso — Foto: Reprodução TV GLOBO

Sul

* Veja mais detalhes da previsão para a região.

Região com tempo firme, seco e as temperaturas começam a subir, com exceção de Curitiba e das cidades serranas.

Temperaturas Sul

Fonte: Inmet/Climatempo deslize para ver o conteúdo

Próximos dias: o tempo não deve mudar até sexta.

Sudeste

* Veja mais detalhes da previsão para a região.

Atenção moradores do Vale Do Paraíba, sul do Rio de Janeiro e de Minas: não se descarta chuva forte e volumosa por conta da umidade que chega do mar. Capital paulista com céu encoberto, chuva fraca durante o dia e mais intensa à noite.

Temperaturas Sudeste

Fonte: Climatempo deslize para ver o conteúdo

Próximos dias: amanhã o tempo continua instável com chuva fraca ao longo de todo o dia na capital paulista, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Região metropolitana do Rio de Janeiro, dos Lagos e Triângulo Mineiro dia encoberto e chuvoso.

Centro-Oeste

* Veja mais detalhes da previsão para a região.

A combinação do calor e da umidade do ar favorece os temporais com chuva volumosa, ventos fortes e raios em boa parte de Mato Grosso e sul de Goiás. Centro-oeste de Mato Grosso do Sul com tempo firme.

Temperaturas Centro-Oeste

Fonte: Climatempo deslize para ver o conteúdo

Próximos dias: sem previsão de mudanças.

Norte

* Veja mais detalhes da previsão para a região.

Risco de chuva forte e volumosa no Amazonas e Pará. No restante da região a previsão é de sol entre nuvens e com pancadas isoladas de chuva à tarde.

Temperaturas Norte

Fonte: Climatempo deslize para ver o conteúdo

Próximos dias: sem previsão de mudanças.

Nordeste

* Veja mais detalhes da previsão para a região.

A previsão é de pancadas rápidas de chuva entre o litoral da Bahia até o leste de Pernambuco e centro-oeste do Maranhão. No restante da região tempo seco.

Temperaturas Nordeste

Fonte: Climatempo deslize para ver o conteúdo

Próximos dias: sem previsão de mudanças.

Feriado 12/10 - Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

Novena que marca Festa da Padroeira reuniu fiéis no 5° dia de celebrações 07/10/19 — Foto: Thiago Leon/ Santuário Nacional de Aparecida Novena que marca Festa da Padroeira reuniu fiéis no 5° dia de celebrações 07/10/19 — Foto: Thiago Leon/ Santuário Nacional de Aparecida

Novena que marca Festa da Padroeira reuniu fiéis no 5° dia de celebrações 07/10/19 — Foto: Thiago Leon/ Santuário Nacional de Aparecida

O tempo fica bem instável até sexta-feira, com grandes chances de chuva. No sábado, dia 12/10, feriado nacional, tempo firme no Santuário de Aparecida.

Atenção, romeiros: as condições de chuva são altíssimas em todo o Vale do Paraíba especialmente hoje e amanhã. Na quinta e sexta o sol volta a aparecer e os volumes de chuva diminuem. Só em 2018 o santuário recebeu mais de 12,6 milhões de romeiros.

Previsão do tempo Santuário de Aparecida  — Foto: Reprodução TV GLOBO Previsão do tempo Santuário de Aparecida  — Foto: Reprodução TV GLOBO

Previsão do tempo Santuário de Aparecida — Foto: Reprodução TV GLOBO

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE