Mundo
Trump nomeia negociador para situações com reféns como novo conselheiro de segurança nacional
Robert O Brien vai ocupar cargo que, até a semana passada, era de John Bolton.
- - G1 / FolhaGO
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/O/W/xtAgGCTwqPTA0BzcnV2g/ap19261487737139.jpg)
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou em uma rede social que Robert O'Brien será o substituto de John Bolton no posto de conselheiro de segurança nacional.
I am pleased to announce that I will name Robert C. O’Brien, currently serving as the very successful Special Presidential Envoy for Hostage Affairs at the State Department, as our new National Security Advisor. I have worked long & hard with Robert. He will do a great job!
— September 18, 2019
"Estou contente por anunciar que eu vou nomear Robert C. O'Brien, que atualmente serve como o muito bem-sucedido enviado especial da presidência para temas de reféns no Departamento de Estado, como o novo conselheiro de segurança nacional. Eu trabalhei bastante e por muito tempo com Robert. Ele fará um ótimo trabalho!", publicou Trump.
O'Brien será a quarta pessoa a ocupar o cargo na atual gestão.
John Bolton, o terceiro, havia assumido o posto em março do ano passado, e foi demitido na semana passada por "discordâncias fundamentais" sobre como lidar com políticas externas em relação ao Irã, Coreia do Norte e Afeganistão, segundo o jornal "The New York Times".
A nomeação foi anunciada pouco depois de Trump dizer que vai aumentar as sanções contra o Irã como resposta aos ataques às instalações de uma empresa de óleo e gás na Arábia Saudita.