Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Atos em defesa da educação são realizados na UFPA, em Belém, e na Unifesspa, em Marabá

As manifestações reuniram principalmente estudantes e artistas contra cortes no orçamento das universidades, anunciados pelo governo federal.

 

Um ato político-cultural reuniu artistas, grupos culturais, além de estudantes e servidores da Universidade Federal do Pará (UFPA), no campus de Belém na noite desta quinta-feira (12).

A manifestação ocorre no lançamento da campanha "Educação de todos: Juntos pela UFPA pública e gratuita", em defesa da educação.

  • Após anúncio de corte de verbas, instituições federais do Pará temem paralisação de atividades

Um palco foi montado para receber grupos como Arraial do Pavulagem, Bando Mastodontes, Slam Dandaras do Norte, Na Cuíra e artistas como Eloi Iglesias, Alcyr Guimarães, entre outros. Um cortejo foi realizado pelas vias da universidade.

Segundo a Associação de Docentes da UFPA (Adufpa), mais de R$50 milhões foram cortados do orçamento da instituição para 2019. A redução, segundo o sindicato, vem inviabilizado serviços.

A campanha lançada nesta quinta inclui eventos, produções audiovisuais, reuniões e distribuição de materiais gráficos e nas redes sociais.

Unifesspa

Estudantes da Unifesspa fazem ato a favor da educação

Estudantes da Unifesspa fazem ato a favor da educação

Estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudoeste do Pará (Unifesspa) também fizeram um ato a favor da educação nesta quinta. A mobilização ocorreu ao mesmo tempo nas três unidades do campus em Marabá, no sudeste do estado.

Durante o dia, os estudantes fizeram apresentações culturais, com shows de música, poesia e exposições de artes plásticas, além de mostras de teatro. O objetivo foi protestar contra o corte de 40% no orçamento da universidade, anunciado pelo governo federal.

A direção da Unifesspa disse que, sem os recursos, não terá como pagar serviços básicos como limpeza, energia e segurança a partir de setembro.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE