Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Estação das Docas recebe a 1ª Mostra das Cachaças Paraenses, em Belém

Seis produtores dos municípios de Abaetetuba, Altamira, Belém e Ulianópolis apresentarão a bebida em diferentes versões.

 
 -   /
/ /

A Estação das Docas vai receber a 1ª Mostra das Cachaças Paraenses, em Belém, a partir desta sexta-feira (13). Expositores de diferentes regiões do estado participam do evento até o próximo domingo (15). A mostra fica aberta no Armazém 2, das 18h às 22 h, com entrada franca.

O evento vai promover troca de conhecimentos sobre a evolução da cana-de-açúcar e da cachaça no Estado e começa justa no dia 13 de setembro, que é o Dia Nacional da Cachaça.

Seis produtores dos municípios de Abaetetuba, Altamira, Belém e Ulianópolis apresentarão a bebida em diferentes versões. Durante a programação haverá degustação gratuita das versões tradicionais e saborizadas da bebida, como as cachaças de jambu, bacuri e açaí. A idade mínima para participação 18 anos.

Cachaça do Pará

Para o engenheiro químico Omilton Quaresma, apesar do número ainda tímido de produtores regionais, a produção de cachaça paraense acompanha o crescimento nacional do segmento de bebidas alcoólicas, mistas e licores, com destaque para o uso dos recursos naturais disponíveis na região.

“Como todos os destilados mundo afora, a cachaça paraense apresenta um ‘terroir’ único, dado as características climáticas, solo, água e cultura de sua região. Entretanto, os aspectos químicos e sensoriais são influenciados diretamente pela forma de fazer de cada produtor e por sua microrregião”, explica ele que é um dos expositores da 1ª Mostra.

Mais uma prova que consolida a vocação paraense para a produção de destilados de alta qualidade é a cachaça paraense “Indiazinha Ouro”, que também estará na Mostra. Ela está no III Ranking da Cúpula da Cachaça (2018-2019) como a 19ª melhor cachaça envelhecida/armazenada em madeira do Brasil. Também recebeu a medalha de prata no Concurso Mundial de Bruxelas (Bélgica), em 2018.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE