Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Tumulto durante funeral de Robert Mugabe no Zimbábue deixa feridos

Local e data do enterro do ex-presidente do Zimbábue ainda não estão definidos por disputa entre o governo e a família de Mugabe.

 
 -   /
/ /

Um tumulto durante o funeral do ex-presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, deixou feridos nesta quinta-feira (12). Ao menos cinco pessoas precisaram receber atendimento médico e saíram carregadas em macas.

A confusão ocorreu em um estádio na periferia de Harare, capital do Zimbábue. Mugabe morreu na sexta-feira passada, e os funerais públicos continuam enquanto não se sabe quando ou onde o ex-presidente zimbabuano será enterrado (leia mais no fim da reportagem).

Pessoas saem carregadas de tumulto no funeral de Robert Mugabe, ex-presidente do Zimbábue — Foto: Themba Hadebe/AP Photo Pessoas saem carregadas de tumulto no funeral de Robert Mugabe, ex-presidente do Zimbábue — Foto: Themba Hadebe/AP Photo

Pessoas saem carregadas de tumulto no funeral de Robert Mugabe, ex-presidente do Zimbábue — Foto: Themba Hadebe/AP Photo

De acordo com a agência Associated Press, o tumulto começou quando parte do caixão foi aberto para que os visitantes pudessem ver o rosto de Mugabe. Milhares de pessoas compareceram à cerimônia do controverso ex-presidente, chamado de "pai" por alguns zimbabuanos.

"Eu quero ver meu pai", disse Margaret Marisa, 63, uma das pessoas que se empurrou para se aproximar do caixão.

Ao fim da cerimônia, um helicóptero militar levou o corpo de Mugabe de volta para a casa em Harare onde vivia.

  • Saiba mais quem é Robert Mugabe

Mugabe morreu aos 95 anos por causas ainda desconhecidas. Ele governou o Zimbábue entre 1980 e 2017, e a opinião pública se dividia entre quem o considerava herói ou ditador.

Onde Mugabe será enterrado?

Caixão com corpo de Robert Mugabe, ex-presidente do Zimbábue, na casa onde ele vivia em Harare. Abaixo da urna, o apelido 'papai' feito com coroa de flores  — Foto: Tsvangirayi Mukwazhi/AP Photo Caixão com corpo de Robert Mugabe, ex-presidente do Zimbábue, na casa onde ele vivia em Harare. Abaixo da urna, o apelido 'papai' feito com coroa de flores  — Foto: Tsvangirayi Mukwazhi/AP Photo

Caixão com corpo de Robert Mugabe, ex-presidente do Zimbábue, na casa onde ele vivia em Harare. Abaixo da urna, o apelido 'papai' feito com coroa de flores — Foto: Tsvangirayi Mukwazhi/AP Photo

Ainda não está claro o local do enterro. O motivo é uma disputa entre o governo do país, comandado pelo presidente Emmerson Mnangagwa e a família de Mugabe.

Isso porque Mnangagwa, ex-aliado de Mugabe, é visto como traidor do ex-presidente. Assim, familiares não querem um enterro com honras de Estado e preferem uma cerimônia privativa.

O atual presidente chegou a se reunir com a família de Mugabe para chegar a um acordo, mas não houve consenso. Os funerais públicos devem continuar ao menos até domingo.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE