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Obras de portos de seis cidades estão com mais de 50% concluídas, no oeste do Pará

Ao todo, seis construções estão em andamento e uma já foi entregue ao município de Terra Santa.

 
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A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) trabalha em ritmo acelerado em obras de mobilidade e infraestrutura hidroviária no Estado. No momento, a Companhia constrói seis portos hidroviários em municípios, no oeste do Pará, que estão com obras mais de 50% concluídas.

Os terminais hidroviários estão com suas construções em andamento, são eles: em Santarém, Santana do Tapará, Almeirim, Curuá, Faro e Prainha, no oeste paraense. As obras totalizam um pouco mais de R$ 82 milhões, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal.

"Estamos com várias obras em ritmo avançado e a CPH tem se preocupado bastante com a acessibilidade no transporte hidroviário. Temos o dever de aproveitar a potencialidade dos nossos rios e fazer com que sejam tão utilizados quanto as nossas estradas. As obras representam mais dignidade, conforto e segurança para usuários e turistas que saem e chegam desses municípios", destacou o presidente da CPH, Abraão Benassuly.

O terminal de Santarém tem 41% das obras concluídas; em Santana do Tapará (54%), Almeirim (58%), Curuá (74%), Faro (70%) e Prainha (78%). Pelo cronograma das obras, os terminais de Faro, Curuá e Prainha devem ser entregues em dezembro deste ano. Já os de Almeirim, Santana do Tapará e Santarém, em janeiro, fevereiro e maio de 2020, respectivamente.

Com previsão de entrega para maio de 2020, o Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros de Santarém vai melhorar a mobilidade para mais de 302 mil pessoas, e deve receber em média, cinco mil passageiros por dia. Executada pela CPH e financiada com recursos da Caixa Econômica Federal, a obra foi orçada em quase R$ 60 milhões e segue em ritmo acelerado.

"Não temos dúvidas de que será o terminal hidroviário mais moderno do Brasil. Em agosto visitamos as obras com o Governador Helder Barbalho, que pediu ainda mais celeridade da empresa na entrega da mesma. O terminal será mais uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento da região do Baixo Amazonas, proporcionando uma melhoria no transporte para a população que também se movimenta pelos rios", completou Benassuly.

Terminal de Terra Santa

Terminal de Terr Santa foi o primeiro a ser inaugurado em 2019 — Foto: Agência Pará/Divulgação Terminal de Terr Santa foi o primeiro a ser inaugurado em 2019 — Foto: Agência Pará/Divulgação

Terminal de Terr Santa foi o primeiro a ser inaugurado em 2019 — Foto: Agência Pará/Divulgação

O primeiro terminal hidroviário inaugurado pela CPH este ano foi o de Terra Santa, entregue no final de junho. Com financiamento da Caixa Econômica Federal, o espaço custou R$ 3.889.594 milhões e tem 744 metros quadrados de área total, somando obras civis e navais.

Em pleno funcionamento, o terminal de Terra Santa tem à disposição dos usuários carrinhos para locomoção de bagagem, banheiros, lanchonete, guichês para vendas de passagem, cadeiras confortáveis, televisores e bebedouro. Uma rampa de acesso coberta e iluminada dá acesso a um moderno flutuante coberto para atraques de embarcações.

O local é administrado pela prefeitura do Município e oferece viagens diárias para as cidades de Santarém, Manaus (AM), Parintins (AM), entre outros destinos. O espaço recebe mais de 300 passageiros por dia e movimenta a economia local, já que foram criados 14 empregos diretos, e dezenas de indiretos ao redor do espaço.

 

 

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