Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Noruega faz alerta de possíveis ataques terroristas de extrema direita

Agência doméstica de segurança disse considerar ser possível que extremistas de direita noruegueses tentem fazer atos terroristas dentro de um ano.

 
 -   /
/ /

A agência doméstica de segurança da Noruega anunciou na sexta-feira (6) que há possibilidade de ataques terroristas de extremistas de direita no próximo ano.

  • Homem é detido após ataque em mesquita na Noruega

Em um comunicado, a entidade (PST) disse que “agora considera ser possível que extremistas de direita noruegueses tentem fazer atos terroristas no ano que vem”.

A agência disse que ela elevou a avaliação a partir do fato de que diversos extremistas de direita recentemente expressaram apoio aos ataques executados na Nova Zelândia, nos Estados Unidos e na própria capital de Oslo, onde, no mês passado, houve um ataque fracassado.

Ataque em agosto

Um homem entrou em uma mesquita com armas, mas foi dominado. Ele deu tiros e chegou a atingir uma pessoa.

Esse mesmo suspeito é acusado de ter matado a irmã postiça.

Acredita-se que ele foi inspirado por ataques em outros países.

A agência norueguesa diz que pontos de encontro de muçulmanos e de imigrantes de países não-ocidentais, partidos políticos, judeus e a comunidade LGBT são alvos simbólicos.

O órgão atualizou sua declaração horas antes de um cidadão norueguês ter sido preso por associação terrorista, na quinta-feira (5).

Não está claro se o aviso está ligado à prisão.

Depois do ataque fracassado do mês passado, a PST disse ter recebido uma informação vaga um ano antes, mas não agiu pois o suspeito não havia feito nada na prática.

Na época, o chefe da agência disse que não havia motivo para mudar o alerta de terrorismo para a Noruega.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE