Cidades
Operação ‘Sossego da Madrugada’ combate a poluição sonora provocada pela descarga de motocicletas
Polícias Militar e Civil deflagraram a ação conjunta que percorreu bairros de Rurópolis.
- - G1 / FolhaPA
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/C/V/yGvhScQ7261DjzatbVBA/whatsapp-image-2019-08-15-at-12.48.02.jpeg)
Com o intuito de garantir o sossego noturno da população e evitar que pedestres corram riscos no trânsito, as Polícias Militar e Civil de Rurópolis, no oeste do Pará, deflagraram na quarta-feira (14), a operação “Sossego da Madrugada”. De acordo com os responsáveis pela ação, a poluição sonora gerada por condutores de motocicletas sem descarga, ou com descargas adulteradas e sem placa, perturbam as pessoas.
Previamente foram mapeados os locais de maior incidência, sendo a praça Cívica e da Pedra, localizadas no bairro Centro nas proximidades do Hospital Municipal.
As motocicletas foram apreendidas e apresentadas a delegacia para retirada pelos seus condutores do acessório gerador da poluição sonora, além da averiguação de sua procedência legal e regularidade documental.
Também foram realizadas abordagens em transeuntes e vistorias em bares, em vários bairros da cidade e ao longo da BR-230 a fim de coibir crimes de porte ou posse irregular de arma de fogo, riscos de acesso pessoal a objetos perfurocortantes capazes de causar lesões em terceiros, rixas e a venda e fornecimento de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/8/9/rHK1N8TpqbsrQchF6vvg/whatsapp-image-2019-08-15-at-12.47.53.jpeg)
Fiscalizações a estabelecimentos e abordagens a transeuntes foram realizadas durante ação policial — Foto: Polícia Civil/Divulgação
Outro ponto advertido pelas autoridades é quanto ao horário limite de funcionamento destes estabelecimentos, principalmente, durante a realização de festas e eventos uma vez que a inobservância por levar o fechamento do local com a incidência das normas penais e administrativas vigentes.
Os donos dos estabelecimentos fechados foram notificados de que somente poderão voltar a funcionar após os responsáveis regularizarem os locais junto à Polícia Civil, Prefeitura, Bombeiros e Vigilância Sanitária.
A operação “Sossego na Madrugada” foi considerada satisfatória e alcançou o objetivo, pois com atuação preventiva, até a manhã de hoje, não houve nenhum registro de fatos relevantes envolvendo crimes contra pessoas, patrimônio alheio ou a ordem pública.