Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Tufão deixa morto e feridos no Japão e desloca milhares de pessoas

Uma pessoa morreu e 28 ficaram feridas depois da chegada do tufão Krosa, no oeste do país, nesta quinta-feira 15 , diz jornal. Mais de 7 mil pessoas deixaram suas casas. Serviços foram suspensos em trens e aeroportos.

 

Uma pessoa morreu e 28 ficaram feridas em 11 províncias depois da chegada do tufão Krosa, no oeste do Japão, nesta quinta-feira (15), informou o jornal "The Mainichi", um dos maiores do país. Mais de 7 mil pessoas deixaram suas casas, e ordens de saída foram emitidas em 15 províncias no oeste e sudoeste do país.

A Agência Meteorológica do Japão alertou que haveria chuva recorde, com 1.200 milímetros em áreas do leste e oeste do país, próximas ao Pacífico. Também foi anunciado o risco de deslizamento de terras e inundações.

  • Qual a diferença entre furacões, tufões e ciclones?

O tufão Krosa atingiu terra firme perto de Kure, na província de Hiroshima, por volta das 15h (3h do horário de Brasília). Por volta das 18h, seguia para a direção nordeste, a uma velocidade de 35km por hora, perto da cidade litorânea de Izumo, próxima ao Mar do Japão.

É o décimo tufão da temporada. A expectativa é de que alcance o Mar do Japão por volta da meia-noite (horário local, 12h no horário de Brasília) e seja rebaixado ao grau de ciclone extratropical no início de sábado (17), segundo a agência.

Serviços suspensos em trens e aeroportos

As viagens da temporada de verão também foram prejudicadas. A Japan Airlines Co. e a All Nippon Airways Co. cancelaram mais de 400 voos domésticos e internacionais nesta quinta (15).

A West Japan Railway Co. suspendeu todos os serviços de trem-bala Sanyo Shinkansen que operam na quinta (15) entre Shin-Osaka e Kokura, mas planeja retomá-los na primeira viagem de sexta (16). Os serviços ferroviários locais nas províncias de Okayama, Hiroshima e Yamaguchi também foram cancelados, de acordo com a empresa.

A Shikoku Railway Co. suspendeu todos os serviços na ilha principal ocidental.

A estação JR Tokyo também ficou mais cheia do que o normal, já que o tufão coincidiu com uma onda de viajantes que voltavam de férias. A Central Japan Railway Co. reduziu os serviços da Tokaido Shinkansen entre Tóquio e Shin-Osaka devido ao tufão.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE