Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Governador anuncia para dezembro inauguração do ginásio poliesportivo de Santarém

Helder Barbalho visitou as obras do ginásio e também do Terminal Hidroviário no final da tarde desta terça-feira 13 .

 
 -   /
/ /

Em visita às obras do ginásio poliesportivo no bairro Aparecida, em Santarém, oeste do Pará, no final da tarde desta terça-feira (13), o governador Helder Barbalho (MDB), anunciou para a primeira semana de dezembro, a inauguração do espaço.

O governador destacou que o ginásio é uma obra importante para Santarém e quando estiver em pleno funcionamento, será uma referência para todo o Baixo Amazonas.

"Eu fico muito feliz de poder anunciar para a população de Santarém que nós estaremos inaugurando esse ginásio regional e a partir daí, a certeza de que a sociedade do oeste do Pará passa a ter um ponto de encontro da cultura, do esporte e do lazer", destacou Helder.

O governador falou ainda sobre a importância de monitorar o andamento das obras e cobrar o cumprimento dos prazos.

"A população tem pressa e acima de tudo, quando uma obra não é entregue é recurso público que se perde. Eu tenho determinado a nossa equipe que trabalhe com planejamento, e assegure que as obras sejam entregues c tempo adequado, até para que a sociedade possa usufruir e o tempo não seja sinônimo de ampliação de preços", pontuou Helder.

Estrutura do ginásio

O ginásio poliesportivo está instalado em um terreno de 21.000 m², que abrigou por muitos anos o campo do América. A área construída corresponde a 6.500m², e contempla salas administrativas, banheiros, vestiários, lanchonete, estacionamento, duas bilheterias, recepção, saguão de entrada, setor de apoio ao turista e capacidade para 5 mil pessoas.

Governador Helder Barbalho e comitiva percorreram toda a área construída do ginásio poliesportivo — Foto: Sílvia Vieira/G1 Governador Helder Barbalho e comitiva percorreram toda a área construída do ginásio poliesportivo — Foto: Sílvia Vieira/G1

Governador Helder Barbalho e comitiva percorreram toda a área construída do ginásio poliesportivo — Foto: Sílvia Vieira/G1

O espaço que será de multiuso, com um palco de 350m² e 3m de altura, que servirá para shows e apresentações artísticas e culturais, terá ainda salas voltadas ao atendimento de segurança, saúde e projeto de acessibilidade, em conformidade com os critérios preestabelecidos pelo Ministério do Esporte.

A empresa que atualmente é responsável pela obra entrou em 2017, mas a obra foi iniciada em 2013. Antes de entrar em funcionamento, o ginásio precisa de quatro laudos, que segundo o secretário de Obras, Ruy Cabral, já estão sendo providenciados.

"Nós acabamos de ser informados que a empresa e também a Sedop já deliberou os quatro laudos para que a gente tenha a ligação definitiva. Eu acredito que, no máximo, em 30 dias a gente já esteja com os laudos prontos e solicitando a ligação de energia para o prédio", disse Ruy Cabral

Terminal Hidroviário

Após a visita às obras do ginásio poliesportivo, o governador seguiu com sua comitiva até a grande Prainha, onde o governo do estado está construindo o Terminal Hidroviário de Santarém. Segundo Helder, o espaço deve ser entregue à população no primeiro semestre de 2020.

"Me foi prometido pela empresa responsável pela execução dessa importante obra, que o terminal hidroviário estará pronto para ser entregue à comunidade até maio de 2020. Já estamos com mais de 40% da obra executada e esse terminal já é considerado o mais moderno do Brasil", destacou Helder.

Comitiva do governador Helder Barbalho em visita às obras do Terminal Hidroviário de Santarém — Foto: Sílvia Vieira/G1 Comitiva do governador Helder Barbalho em visita às obras do Terminal Hidroviário de Santarém — Foto: Sílvia Vieira/G1

Comitiva do governador Helder Barbalho em visita às obras do Terminal Hidroviário de Santarém — Foto: Sílvia Vieira/G1

A obra é financiada com recursos da Caixa Econômica Federal e está orçada em R$ 59.884.105,61. A obra naval contempla a colocação de vigas, pisos e paredes no terminal de passageiros e cargas, e a construção da passarela em concreto.

O projeto do Terminal Hidroviário de Santarém prevê uma área construída de 3.600m², 16 guichês para venda de bilhetes, guarda-volumes, ar-condicionado, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, farmácia, três lanchonetes e restaurante.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE