Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Atualidades

Apesar de importância na natureza, sapos sofrem com descaso humano

Famílias dos sapos e rãs são grandes responsáveis pelo controle de pragas, mas podem ter 30% de sua espécie extinta, adverte o professor Hertz dos Santos

 
jorusp

download do áudio Classificados basicamente em três grandes grupos, os anfíbios podem ser divididos entre anuros, como sapos, pererecas e rãs, que possuem uma grande diversidade de cores e tamanhos, e são usados até como Pets; as salamandras, muito parecidas com pequenos lagartos; e as cobras cegas.

O grupo dos anuros é o grandes responsável pelo controle de pragas, insetos e até mesmo animais como os escorpiões. Um único sapo, por exemplo, pode se alimentar aos quilos de grande quantidade de insetos que se tornam abundantes em períodos de chuvas.

No entanto, de acordo com dados da União Internacional para Conservação da Natureza, cerca de 30% das espécies de anuros estão ameaçadas de extinção, enquanto 35 tipos já desapareceram por completo desde 1980.

De acordo com o professor Hertz Figueiredo dos Santos, zoologista do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, grande parte da população repudia esses animais: “As pessoas muitas vezes jogam sal nos sapos, com a intenção de matar ou fazê-los ir embora de suas residências, mas isso é altamente tóxico para eles”.

O zoologista também destaca que a falta de conhecimento é grande influenciadora para atos como esses e que os anuros merecem atenção e políticas de preservação tanto quanto animais como pássaros e macacos.

Ouça a entrevista completa no link acima.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP, Faculdade de Medicina e Instituto de Estudos Avançados. Busca aprofundar temas da atualidade de maior repercussão, além de apresentar pesquisas, grupos de estudos e especialistas da Universidade de São Paulo.
No ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

.

jQuery(document).ready(function($) { $.post('https://jornal.usp.br/wp-admin/admin-ajax.php', {action: 'wpt_view_count', id: '262376'}); });

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE