Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Dia do Patrimônio terá palestras, carimbó, rodas de conversas e excursão em Santarém

Programação ocorrerá de 21 a 23 de agosto na Ufopa Rondon. Evento tem como tema ‘Políticas Públicas e Direito à Memória’.

 
 -   /
/ /

Com o tema “Políticas Públicas e Direito à Memória”, será realizada uma programação especial para celebrar o Dia do Patrimônio em Santarém, no oeste do Pará, de 21 a 23 de agosto. Haverá palestras, carimbó, rodas de conversas e uma excursão.

Promovida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a programação espera receber além de acadêmicos e servidores, professores da educação básica e comunidade santarena. Gratuitas, as inscrições estão abertas e são feitas neste link.

Programação

A abertura do Dia do Patrimônio será unidade Rondon da Ufopa, às 14h, no auditório Wilson Fonseca, com reflexão sobre “Patrimônio Cultural Brasileiro: diversidade, multivocalidade e socialização do conhecimento”.

Centro Cultural João Fona em Santarém — Foto: Gustavo Campos/G1 Centro Cultural João Fona em Santarém — Foto: Gustavo Campos/G1

Centro Cultural João Fona em Santarém — Foto: Gustavo Campos/G1

Nesta mesma tarde os participantes assistirão às apresentações da Filarmônica de Santarém ao lado de Thaís Carneiro, que é professora de Violino da Escola de Música da Ufpa (Emufpa), além dos Mestres Chico Malta, Paulinho Barreto, Osmarino Kumaruara e Hermes Caldeira representando o Carimbó do oeste do Pará.

  • Veja a programação completa do Dia do Patrimônio

Trabalhando para reunir teoria e prática, duas oficinas temáticas serão realizadas, uma sobre patrimônio arqueológico e outra sobre pintura em cuias. A taxa cobrada por participantes para atividades em cuia é de R$ 7.

O evento terá ainda o momento para compartilhar experiências sobre a valorização dos bens culturais na roda de conversa “Multiculturalismo e valorização do patrimônio cultural brasileiro”.

Já os amantes do cinema poderão curtir a exibição do documentário brasileiro "Pastor Cláudio”, que faz reflexões sobre a banalidade do mal e a violência do Estado no Brasil e no mundo.

Para finalizar a programação haverá o projeto de extensão da Ufopa “Patrimônio Histórico Arquitetônico e Geológico: Iniciativas de Divulgação e Preservação através da Educação” pelo centro de Santarém. A iniciativa visa contribuir com a educação patrimonial e incentivar a prática do geoturismo urbano na região.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE