Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Duterte deve sair fortalecido de eleições ao Senado das Filipinas

Presidente das Filipinas terá maioria de parlamentares para aprovar pena de morte e reeleição.

 
 -   /
/ /

Os primeiros resultados das eleições parlamentares nas Filipinas sugerem que candidatos apoiados pelo presidente Rodrigo Duterte assumirão a maioria das 12 vagas em disputa na casa legislativa, com apenas uma das vagas sendo conquistada pelos membros da oposição.

Se confirmada a vitória dos aliados do atual presidente, ele terá mais força para emplacar mudanças na legislação do país que permitem reeleições, a punição criminal para crianças a partir de 9 anos e a pena de morte –que já foram permitidas, mas que foram abolidas com a influência da Igreja Católica no país, de acordo com o jornal "The New York Times".

A votação foi vista como um referendo sobre o governo de Duterte, que tenta ampliar sua influência sobre a Câmara superior.

O Senado tem funcionado como um limitante ao poder do presidente.

No total, o pleito nacional vai decidir 18 mil vagas, entre elas mais de 200 prefeituras e governos, metade do Senado de 24 membros, e 245 cadeiras na Câmara inferior que também devem ser tomadas por apoiadores de Duterte.

Horas após o encerramento da votação, apenas uma pequena parte da marca estava disponível devido a problemas com a transmissão dos resultados. Os resultados oficiais são esperados para daqui a quatro ou seis dias.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE