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Defensoria Pública atende mais de 400 pessoas em mutirão de conciliação

Consumidores insatisfeitos puderam resolver conflitos com empresas de forma amigável.

 

Mais de 400 pessoas foram atendidas durante o mutirão de conciliação da Defensoria Pública do estado na manhã desta sexta-feira (15). Durante o evento, consumidores insatisfeitos puderam resolver conflitos com empresas de forma amigável, sem a presença de um juiz. Segundo a defensoria, a ação é oferecida pelo Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) e ofertada diariamente no órgão.

As principais queixas são relacionadas à conflitos com empresas de plano de saúde, instituições bancárias e de tecnologia. “Construímos canais diretos de resolução de conflitos. O assistido traz uma reclamação contra a empresa, e nós costumamos resolver através de forma extrajudicial. Realizamos mais de 110 por mês”, explicou o defensor Cássio Bitar, vinculado a Associação Defensores Públicos do Pará ADPEP.

A conciliação é um método extrajudicial. As partes envolvidas definem uma pessoa ou entidade que irá solucionar o problema sem participação do poder judiciário. De acordo com o mestre em direito pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG) Erick Santos, esse mecanismo faz com que o processo seja resolvido de forma mais rápida. “A conciliação cresceu muito nas duas últimas décadas no Brasil. A modalidade faz com que o caso não se arraste por anos na justiça e diminui o volume de processos do poder judiciário”

 

 

 

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