Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Aplicativo gratuito mostra a localização de linhas de ônibus em Belém

Com a ferramenta, é possível conhecer as rotas, além de acompanhar e compartilhar, em tempo real, a localização dos veículos.

 

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolveram o aplicativo colaborativo "Olha o ônibus", em que é possível compartilhar a localização de linhas de ônibus em Belém. Inicialmente, estão cadastradas as linhas que saem do terminal da UFPA e a linha interna da instituição. Pela ferramenta, será possível conhecer as rotas, além de acompanhar e compartilhar, em tempo real, a localização dos veículos.

O projeto foi desenvolvido por Joiner Sá, Fabricio Farias e Vicente Castro, no Laboratório de Programação Extrema (Labex). Para o coordenador da pesquisa, professor Fabricio, a iniciativa vem da importância de buscar soluções para a mobilidade urbana e, dessa forma, levar mais qualidade de vida às pessoas, que poderão saber a hora que o ônibus vai chegar.

“O ‘Olha o Ônibus’ é uma realidade para a melhoria da mobilidade urbana, assim como uma ferramenta de estímulo à colaboração entre usuários. Um dia, um usuário estará compartilhando a localização do ônibus, mas, em outro dia, ele poderá consultar a localização disponibilizada por outros usuários”, afirma o professor Fabrício Farias.

O professor conta ainda que foram desenvolvidos, especialmente para a ferramenta, algoritmos que visam verificar possíveis falhas ou informações falsas enviadas por usuários mal intencionados.

“Isso foi possível por meio de pesquisas que resultaram em novos modelos matemáticos que tratam dessa funcionalidade. Esses resultados já foram enviados para um periódico especializado e esperamos, em breve, compartilhar com o meio acadêmico”, completa o professor.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE

Últimas em Cidades

PUBLICIDADE