Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Cerimônia do Jaleco marca o início da vida acadêmica para alunos da Uepa

Os alunos dos cursos da área da saúde participaram na sexta-feira 8 da cerimônia. Momento contou com a presença dos familiares.

 

Para marcar oficialmente a entrada dos estudantes dos cursos da área da saúde na Universidade do Estado do Pará (Uepa), é realizada, desde 2007, a Cerimônia do Jaleco. O evento este ano ocorreu na sexta-feira (8). Familiares estiveram presentes para comemorar com os alunos a nova etapa de suas vidas.

O momento representa também a responsabilidade que os alunos passam a assumir com a profissão escolhida. Ao vestir o jaleco, eles já estão cientes do compromisso, não só com a vestimenta, que deve ser usada da maneira correta, nos ambientes adequados, mas com o uso dos equipamentos e todos os outros aspectos das profissões.

Os alunos receberam as boas vindas e celebraram a conquista de passar na universidade estadual. “É um momento onde eles vão poder adentrar, de fato, na universidade. Eles eram os alunos do ensino médio que acabaram de entrar”, conta a assessora pedagógica da Uepa em Santarém, Jéssica Ninas.

A presença dos familiares torna o evento ainda mais emocionante, tanto para eles, como para os alunos. “Ela conseguiu superar todas as expectativas. Com 17 anos, conseguiu esse título, porque para mim já é um título, ela estar na Uepa”, ressaltou a mãe de uma das calouras, Arabela do Nascimento.

Giulia Bianca do Nascimento Maia falou sobre o sentimento na ocasião. “Estou muito realizada. Estou vivendo um sonho. É um momento de alívio, de tarefa cumprida, que hoje encerra com um dia maravilhoso que é a cerimônia do jaleco e é um sentimento de trabalho realizado, de que eu conquistei o que eu queria”, destacou.

A assessora pedagógica explicou sobre o significado da participação das famílias. “A família é convidada porque é um momento importante, no qual eles estão comemorando uma nova fase da vida, até porque uma das políticas da universidade é que o aluno possa ter o familiar perto”, disse.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE