Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Secretário de Estado americano faz visita surpresa a Bagdá e se reúne com presidente iraquiano

Mike Pompeo está em turnê no Oriente Médio.

 
 -   head  meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec
head meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, chegou a Bagdá nesta quarta-feira (9) para uma visita surpresa em que ele se reuniu com o presidente iraquiano, Barham Saleh, e com outros dirigentes locais.

Ele abordou durante a visita a retirada das tropas americanas na Síria e ressaltou que o Irã continua a ser uma ameaça à segurança regional, de acordo com a agência Reuters.

Em dezembro de 2017, o Iraque anunciou sua "vitória" frente ao Estado Islâmico (EI), mas o grupo ainda conta com células clandestinas nas zonas montanhosas e desérticas do país, sobretudo, ao longo da fronteira com a Síria, e comete ataques.

A visita de Pompeo faz parte da segunda etapa de uma turnê regional que começou na Jordânia e inclui Egito, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait e Omã.

A visita de Pompeo a Bagdá acontece menos de duas semanas depois da viagem surpresa do presidente Donald Trump às tropas americanas. O chefe de estado americano foi criticado por não incluir na agenda um encontro com as autoridades iraquianas.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE