Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Lixo se acumula em várias ruas de Roma

Máquinas de incineração da cidade são velhas, a coleta seletiva é insuficiente e os depósitos de lixo estão superlotados.

 

A deficiência no serviço de coleta tem feito com que lixo se acumule em ruas de vários bairros de Roma, na Itália. Sem medidas de emergência, a sujeira pode chegar ao centro histórico da capital italiana.

De acordo com reportagem do Bom Dia Brasil, exibida nesta quarta-feira (9), a máfia Capital, como é chamada a máfia romana, tem a sua parcela de responsabilidade na crise – ainda que alguns de seus integrantes tenham sido detidos nos últimos tempos. (Veja o vídeo acima)

A prefeita de Roma, Virgínia Raggi, comprou briga para acabar com o esquema de corrupção, mas não conseguiu renovar o sistema de coleta e incineração do lixo. As máquinas são velhas, a coleta seletiva é insuficiente e os depósitos de lixo estão superlotados.

A situação piorou depois que a principal estação de tratamento de tratamento de lixo pegou fogo em 11 de dezembro. Ainda não se sabe se o incêndio foi proposital ou não.

A Prefeitura de Roma está pagando para enviar o lixo para outras regiões da Itália, como Abruzzo, na região central do país. Virgínia Raggi ameaça processar empresa pública local, que administra o lixo.

Riscos para a saúde

Na segunda-feira (7), a Associação Médica de Roma expressou preocupação com o acúmulo de sujeira diante de lugares como hospitais e colégios, e advertiu que a falta de limpeza pode representar um "grave problema".

Professores de várias instituições chegaram a escrever uma carta para Virgínia Raggi, ameaçando fechar centros de estudos, principalmente creches e escolas de educação primária, por causa do acúmulo de lixo diante de suas portas.

Essa não é a primeira vez que uma cidade italiana enfrenta uma crise dessas. Em Nápoles, em 2008, as ruas também ficaram repletas de lixo durante semanas. Por trás da crise de incineradores, estava a máfia napolitana, a Camorra, que por muito tempo explorou a coleta de lixo da região.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE