Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Artesanato e peças típicas da etnia Wai Wai são destaque em exposição em Santarém

Exposição segue até o dia 14 de dezembro no Rio Tapajós Shopping.

 
 -   head  meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec
head meta charset 'utf-8 link rel 'preconnect' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'dns-prefetch' href 'https://cocoon.globo.com link rel 'prec

O modo de vida dos povos da etnia Wai Wai, que habitam a terra indígena Trombetas-Mapuera, em Oriximiná, no oeste do Pará, está sendo retratado em uma exposição em um shopping de Santarém. As peças em destaque são sobre o artesanato dos indígenas. A exposição iniciou nesta sexta-feira (7) e segue até o dia 14 de dezembro.

De acordo com o antropólogo e artesão, Walter Wai Wai, o artesanato é importante, pois é uma das atividades que os indígenas usam para o sustento. "Hoje em dia nós estamos comercializando muitos materiais entre colares, cintos, pulseiras entre outros produtos", disse.

Exposição com artesanato Wai Wai segue até 14 de dezembro em Santarém — Foto: Ascom Rio Tapajós Shopping/Divulgação Exposição com artesanato Wai Wai segue até 14 de dezembro em Santarém — Foto: Ascom Rio Tapajós Shopping/Divulgação

Exposição com artesanato Wai Wai segue até 14 de dezembro em Santarém — Foto: Ascom Rio Tapajós Shopping/Divulgação

Historicamente os Wai Wai são um povo com atividades alternadas entre a época seca e a época chuvosa, com práticas de auto sustentável na agricultura, caça, pesca e coleta de produtos florestais, como a Castanha do Pará e a semente de Morototó (Didymopanax morototoni), principais matérias primas que servem para a fabricação de produtos do artesanato.

Os principais polos de recepção das peças de artesanato são os municípios de Santarém e Oriximiná. Os indígenas também vendem durante o Festival dos Bois, em Parintins (AM).

Material sustentável

O artesanato Wai Wai é produzido com madeira e fibras, como os trançados de palha (cestos, peneiras e bandejas), arcos, flexas, além de cordões, colares, pulseiras, braçadeiras, chocalhos e bolsas, feitos a partir de sementes de Morototó (Schefflera morototoni).

Serviço

  • O que? Exposição de artesanato com peças da etnia Wai Wai
  • Quando? De 7 a 14 dezembro
  • Onde? No Rio Tapajós Shopping, na Rodovia Fernando Guilhon (PA-453).

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE