Cidades
Exposição gratuita em Belém reúne artefatos de comunidades extrativistas
Mostra do artista visual Marcone Moreira traz objetos utilizados na extração de castanha-do-Pará e de coco babaçu. ''Artefatos de baixo ou valor comercial, mas com enorme valor significativo'', descreve Moreira.
- / - G1 / FolhaPA
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/0/6/JWFMZIRhiSIKPqnhWOOw/dsc-0147.jpg)
A partir das 11h deste sábado (11), Belém recebe a exposição "Exaustos" do artista Marcone Moreira, reunindo artefatos de comunidades extrativistas de castanha-do-Pará e de coco babaçu. A exposição é na Casa das Onze Janelas, com entrada gratuira.
De volta à região sudeste do Pará, onde Moreira viveu e cresceu, o artista foi em busca das quebradeiras de coco em municípios como São Domingos do Araguaia, São Geraldo, São João e Marabá. Já em Belém, o artista encontrou material de madeira esculpido com o tempo e com a força do trabalho.
Na mostra, Moreira recolheu porretes usados para quebrar o coco babaçu, que já estão marcados pelo tempo e pela atividade que é o sustento financeiro de muitas famílias. O material é exposto em instalações, pequenas esculturas das castanhas e desenhos feitos em grafite sobre papel.
"Meu interesse está nos artefatos rudimentares, desgatados, que têm baixo ou nenhum valor comercial, mas possuem valor significativo para meu trabalho", comentou Moreira.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/m/T/qSv8DfQNupUI2Zg8g3TQ/dsc-0498.jpg)
Objetos usados na extração, marcados pelo tempo e pela atividade que é o sustento financeiro de muitas famílias. (Foto: Divulgação)
O artista disse ainda que, a partir da aproximação com as comunidades, iniciou um diálogo e negociação para conseguir os materiais. "Foram os contextos humano e social desses aparatos simples e significativos que despertaram essa atração", explicou.
Com os objetos coletas, Marcone disse que faz estudos e experimentações no prédio da Associação Fotoativa, como processo de pesquisa.
Serviço
Exposição "Exaustos" do artista visual Marcone Moreira
Abertura: 11 de agosto de 2018, às 11h
Visitação: das 10h às 17h (terça a sexta) e 9h às 13h (sábado, domingo e feriado)
Local: Sala Valdir Sarubbi, do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas - Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha, Belém - PA)
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326