Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

11% dos presos do Pará liberados para saída temporária do Dia dos Pais são de Santarém

1.584 internos do regime semiaberto foram liberados por sete dias no estado. Em Santarém, 182 presos dos presídios masculino e feminino receberam o benefício.

 
 -  Detentos são beneficiados pela Justiça para a saída temporária do Dia dos Pais  Foto: Agência Pará
Detentos são beneficiados pela Justiça para a saída temporária do Dia dos Pais Foto: Agência Pará

A Justiça do Pará concedeu a 1.584 presos do regime semiaberto o benefício de saída temporária do dia dos pais. Os internos beneficiados dos presídios masculino e feminino de em Santarém, no oeste do estado, representam 11% desse total, totalizando 182 presos, segundo a Diretoria de Execução Criminal (DEC) da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe).

O balanço parcial foi divulgado na quarta-feira (8). Os presos começaram a ser liberados no dia 6 de agosto e têm sete dias para retornar às casas penais, sendo o prazo final no dia 13 de agosto.

Santarém é cidade com mais presos liberados nesta saída temporária no interior do estado. Dos 182 beneficiários, 163 homens são custodiados no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura e 19 mulheres do Centro de Recuperação Feminino. A região metropolitana de Belém teve 1.127 presos com a saídas concedidas.

A saída temporária é um benefício concedido pela Justiça, previsto na Lei de Execuções Penais, a presos que cumprem pena no regime semiaberto, apresentam bom comportamento e que já tenham cumprido 1/6 da pena (para réus primários) ou 2/5 (para reincidentes). Ao final do prazo determinado pela Justiça, o detento deve retornar até a unidade prisional a qual está custodiado. Caso não volte passa a ser considerado foragido da Justiça e quando recapturado pode regredir para o regime fechado.

Em 2017, 1.277 presos receberam o benefício da saída temporária do Dia dos Pais no Estado. Deste total, 63 não retornaram as unidades prisionais, o que representa um percentual de 5% de evasão, abaixo da média anual registrada que é de 10%. Por ano são previstas cinco saídas temporárias: Semana Santa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Círio de Nazaré e Festas de Final de Ano (Natal e Ano novo).

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE