Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Cultura de Vera participa do II Fórum Estadual de gestores municipais de Mato Grosso

 
 -

A Administração Municipal de Vera através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto/Depto de Cultura participou do II Fórum Estadual de Bibliotecas Públicas e gestores municipais de Mato Grosso nos dias 07 e 08 de junho no cine teatro em Cuiabá.

                                         

Na oportunidade, o chefe do Departamento de Cultura de Vera, Rodrigo Gomes participou do evento, o qual visou reunir gestores municipais de cultura para discutir diretrizes na gestão compartilhada de políticas públicas entre Estado, municípios e sociedade civil.

 

Os representantes municipais conheceram a importância da implantação do “CPF da Cultura”, um termo muito ouvido na área, cuja sigla une os três instrumentos que sustentam uma política pública de cultura nos estados e municípios: conselho, plano e fundo.

A programação contou também com exposição de cases municipais, de desenvolvimento de oportunidades e de orientações.

Teve ainda o Lançamento da 4ª Conferência Estadual de Cultura de Mato Grosso, como forma de ampliar ainda mais o conhecimento cultural no município. Os gestores assistiram a palestra Economia da Criatividade: Um Novo Olhar,  o (case) Desafios na Gestão Municipal, O Poder da Ação e assistiram ao Curta-metragem “Questão de Justiça”.

Uma das especialistas convidadas para o evento foi a secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Renata Silveira da Costa. Ela ressaltou a necessidade dos Estados  ajudarem a movimentar a elaboração dos planos municipais, tendo em vista as complexidades de uma atuação efetiva em todo o país. Contando com a participação de representantes de diversos municípios mato-grossenses, o evento trouxe muitas contribuições para o fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. 

Outra ministrante foi a coordenadora da Biblioteca Estevão de Mendonça, que também é coordenadora do Sistema de Bibliotecas de Mato Grosso, Waldinéia Ribeiro de Almeida, que falou sobre a importância da realização do Fórum, valorizando o comparecimento dos municípios que reconhecem a necessidade de entenderem as políticas públicas que dão sustento às bibliotecas.

“A Gestão Municipal nos proporcionou uma semana muito produtiva, onde tive a oportunidade de participar de dois fóruns. Os assuntos foram muito ricos e ministrados por pessoas renomadas. Tivemos troca de experiências entre os gestores bem como o intercâmbio de atividades culturais para implantar o que é bom no município. Parabenizo a gestão municipal e estadual por acreditar na Cultura e investir nos municípios. Acredito que podemos crescer e fazer uma nova fase municipal e Estadual com a troca de experiências” destaca o chefe do Departamento de Cultura da Prefeitura de Vera.

O Fórum de Gestores Municipais faz parte da programação da Semana de Políticas Culturais, uma iniciativa que busca  envolver toda a sociedade mato-grossense nas definições de diretrizes para as políticas públicas do setor.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE