Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

'''As boas maneiras''': veja técnica de efeitos visuais do filme de horror e fantasia estrelado por Marjorie Estiano; VÍDEO

Filme de Juliana Rojas e Marco Dutra usou paisagem pintada para criar cenário artificial de São Paulo fantástica. Técnica é a mesma de Intriga internacional , Os pássaros e Mary Poppins .

 
 -  Marjorie Estiano e Isabél Zuaa em cena do filme   39;As boas maneiras  39;  Foto: Rui Poças/Divulgação
Marjorie Estiano e Isabél Zuaa em cena do filme 39;As boas maneiras 39; Foto: Rui Poças/Divulgação

Para criar a versão "fantástica" da cidade de São Paulo que serve de cenário no filme "As boas maneiras", fábula de horror que estreou em 7 de junho, foi usada uma técnica de efeitos que mistura imagem filmada e paisagem pintada.

Chamado de matte painting, o recurso já foi bastante utilizado em clássicos do cinema, como "Intriga Internacional" (1959) e "Os pássaros" (1963), ambos de Alfred Hitchcock, e "Mary Poppins" (1964).

Assista, no vídeo acima, os efeitos visuais de 'As boas maneiras'.

Hoje em dia, o matte painting de estilo realista feito com computação gráfica aparece em produções como a série "Game of thrones".

Para "As boas maneiras", a dupla de diretores e roteiristas Juliana Rojas e Marco Dutra usou como referência a abordagem clássica da técnica. As paisagens e cenários foram executados pelo artista Eduardo Schaal. Já a composição digital das pinturas com as imagens filmadas ficaram a cargo da produtora brasileira Quanta Post.

O filme conta a história de duas mulheres. Clara (Isabél Zuaa) é uma enfermeira moradora da periferia de São Paulo que é contratada para ser baba do bebê que Ana (Majorie Estiano) está esperando um bebê.

Mas uma noite de lua cheia causa uma mudança drástica, e então Clara assume a maternidade de uma criança diferente das demais.

A parceria entre Juliana Rojas e Marco Dutra começou quando eles cursaram cinema da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Após os premiados curtas "Um lençol branco" (2005) e "Um ramo" (2007), lançaram seu primeiro longa-metragem em parceria, "Trabalhar cansa" (2011).

Juliana dirigiu ainda "Sinfonia da negrópole" (2014). Também foi roteirista das série "Supermax", exibida pela TV Globo, e da segunda temporada de "3%", da Netflix.

Já Marco Dutra dirigiu "Quando eu era vivo" (2014) e "Era el cielo" (2016). Na TV, dirigiu três episódios da série da HBO "O hipnotizador".

Assista ao trailer do filme 'As boas maneiras

Assista ao trailer do filme 'As boas maneiras'

Marjorie Estiano e Isabél Zuaa em cena do filme 'As boas maneiras' (Foto: Rui Poças/Divulgação) Marjorie Estiano e Isabél Zuaa em cena do filme 'As boas maneiras' (Foto: Rui Poças/Divulgação)

Marjorie Estiano e Isabél Zuaa em cena do filme 'As boas maneiras' (Foto: Rui Poças/Divulgação)

Isabél Zuaa em cena do filme 'As boas maneiras' (Foto: Rui Poças/Divulgação) Isabél Zuaa em cena do filme 'As boas maneiras' (Foto: Rui Poças/Divulgação)

Isabél Zuaa em cena do filme 'As boas maneiras' (Foto: Rui Poças/Divulgação)

Longa "As Boas Maneiras, com Marjorie Estiano, abre festival nesta quarta-feira (8) (Foto: Divulgação/ XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema) Longa "As Boas Maneiras, com Marjorie Estiano, abre festival nesta quarta-feira (8) (Foto: Divulgação/ XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema)

Longa "As Boas Maneiras, com Marjorie Estiano, abre festival nesta quarta-feira (8) (Foto: Divulgação/ XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema)

Cartaz do filme 'As boas maneiras', de Juliana Rojas e Marco Dutra (Foto: Divulgação) Cartaz do filme 'As boas maneiras', de Juliana Rojas e Marco Dutra (Foto: Divulgação)

Cartaz do filme 'As boas maneiras', de Juliana Rojas e Marco Dutra (Foto: Divulgação)

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE