Agricultura

Agricultura

Fechar
PUBLICIDADE

Agricultura

Unidade de Referência inicia segundo treinamento do ano para agrônomos do setor de agroquímicos

 

Profissionais de grandes empresas participam de módulo de atualização no Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico

 

Jundiaí (SP) – A Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agroquímicos (UR) recebe esta semana a segunda turma de engenheiros agrônomos do setor de agroquímicos, para um treinamento de atualização. A equipe técnica de uma grande companhia da área é a segunda a ser atendida este ano pelo curso de curta duração da entidade, com dois dias de atividades, focado nas áreas de tecnologia de aplicação de agroquímicos, segurança no manuseio e uso de adjuvantes na pulverização agrícola.

 

Primeira iniciativa do gênero no País, a Unidade de Referência resulta de uma parceria entre o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC) - órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP -, e a iniciativa privada. A entidade está instalada na sede do CEA-IAC, em Jundiaí, a 50 km da capital.

 

Para este ano, a expectativa da UR é treinar em torno de 150 pessoas, entre engenheiros agrônomos e técnicos de empresas da agroindústria. No ano passado, cerca de 80 profissionais passaram pelos treinamentos da entidade, segundo informa seu coordenador, o pesquisador científico Hamilton Ramos. Ramos acrescenta que os treinamentos da UR realizados em 2017 formaram consultores para capacitar trabalhadores rurais ao manejo de agroquímicos.

 

O pesquisador enfatiza que os esforços da Unidade de Referência buscam elevar o potencial de alcance dos treinamentos hoje disponíveis no Brasil na área de agroquímicos. Para ele, os programas atualmente empreendidos por entidades do setor rural atingem no máximo 100 mil pessoas-ano. “Nesse ritmo seriam necessários 20 anos para treinar em torno de 2 milhões de pessoas no campo, ou seja, quase o número de trabalhadores que atua hoje na função de aplicador de agrotóxicos”, destaca Ramos.

 

Ainda de acordo com o pesquisador, a Unidade de Referência anunciará no mês que vem o lançamento de um novo módulo de treinamento, que terá aulas gravadas e será ministrado à distância (EAD).

 

Mais informações: www.unidadedereferencia.com.br.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE