Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Novo presidente assume poder na Catalunha

Ato durou apenas três minutos e não contou com a presença de representantes do Executivo espanhol.

 
 -  Quim Torra toma posse como presidente da Catalunha nesta quinta  17   Foto: Alberto Estevez/ Reuters
Quim Torra toma posse como presidente da Catalunha nesta quinta 17 Foto: Alberto Estevez/ Reuters

O novo presidente do governo da Catalunha, o independentista Quim Torra, tomou nesta quinta-feira (17) posse do cargo em um ato sem cerimônia e com a ausência de representantes do Executivo espanhol, que exerce as competências da administração regional desde a cessação do governo de Carles Puigdemont em outubro do ano passado.

No ato, de apenas três minutos e dentro "da estrita legalidade catalã", Torra assumiu o cargo sem mencionar a Constituição espanhola nem o rei Felipe VI, como de habitual.

O Executivo espanhol rejeitou participar desta cerimônia pelo formato que ia ter, ao considerar que com isso se "degrada a própria dignidade da instituição".

Na presença do presidente do Parlamento catalão, Roger Torrent, e de vários familiares do novo presidente, Torra afirmou: "Prometo cumprir lealmente as obrigações do cargo de presidente da Generalitat (governo catalão), com fidelidade ao povo da Catalunha, representado pelo Parlamento da Catalunha".

A cenografia foi sóbria e com a 'senyera', a bandeira da Catalunha, como único fundo.

Em cumprimento da Constituição, o Governo espanhol assumiu as competências da autonomia catalã depois que no dia 27 de outubro destituiu Puigdemont após a declaração unilateral de independência da Catalunha.

Nesta quinta, o ministro de Justiça espanhol, Rafael Catalá, minimizou a importância da ausência de membros do Executivo central na posse de Torra porque, na sua opinião, o "relevante" é que já haja um Governo que comece a "dialogar e a negociar" dentro da lei.

 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE