Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

REGIONAL

MPE investiga Unic por aumentar mensalidades para fraudar o FIES

 
O Ministério Público Estadual (MP-MT) instaurou um inquérito civil para apurar uma suposta fraude no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) que estaria sendo cometida pela Universidade de Cuiabá (Unic). O órgão suspeita que a instituição particular de ensino superior esteja incluindo “valores acima do montante atribuído ao semestre”, superfaturando o financiamento, que é uma política pública do Governo Federal.

A portaria que oficializou a investigação foi assinada pelo promotor de Justiça Ezequiel Borges no último dia 7 de fevereiro. Além do suposto superfaturamento, o MP-MT também acusa a Unic de não repassar “informação documentada sobre os créditos decorrentes de tais operações”.

“O Ministério Público de Mato Grosso, no uso das atribuições [...] Instaura inquérito civil para apurar denúncia de práticas abusivas cometidas pela Universidade de Cuiabá em face dos alunos inscritos no Fies [Programa de Financiamento Estudantil], concernentes a suposta inclusão, e consequente repasse, de valores acima do montante atribuído ao semestre e ausência de informação documentada sobre os créditos decorrentes de tais operações”, diz trecho da portaria.

De acordo com a portaria, o caso deve ser enquadrado na legislação referente ao direito do consumidor imputando a Unic a suposta “prática abusiva”.

“Autue e retifique-se o registro eletrônico dos autos para constar o Ministério Público no polo ativo; incluir a matéria Direito do Consumidor - Dever de Informação. Práticas Abusivas com o seguinte resumo: ‘Apurar denúncia de práticas abusivas cometidas pela UNIC em face dos alunos inscritos no FIES, concernentes a suposto repasse de valores acima do montante atribuido ao semestre e obtenção de informação sobre os créditos decorrentes de tais operações”, relata a portaria.

Caso a denúncia se confirme, o MP-MT pode oferecer uma denúncia à Justiça que pode condenar a instituição de ensino por ato de improbidade administrativa, uma vez que tratam-se de recursos públicos. A Universidade de Cuiabá foi fundada em abril de 1988 e possui mais de 20 mil alunos matriculados no curso superior. 


folha max

 

 

 

PUBLICIDADE
Artes Anúncios publicitários feitos por gênios
Humor Brinquedos feitos para crianças, ou para uma sex shop?
Variedades Como endireitar seu cabelo liso naturalmente em apenas 30 minutos
Saúde e Bem Estar Força de vontade: Ele perdeu mais de 300 quilos e tornou-se um instrutor de fitness
Variedades Já viu como funciona uma fechadura por dentro?
Variedades 20 fotos surpreendentes de coisas que foram parar no fundo mar
Ciência Fotos do primeiro dinossauro do mundo em perfeito estado são divulgadas
Ciência Descobertas históricas que ainda permanecem pouco explicadas
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE