Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Desenhos e pinturas dão novas '''caras''' para postes em Pará de Minas

Estruturas que estavam sujas e com cartazes estão recebendo trabalho de artistas, com o apoio da Prefeitura.

 
 -  Postes em Pará de Minas recebem pinturas de artistas  Foto: Prefeitura Pará de Minas/Divulgação
Postes em Pará de Minas recebem pinturas de artistas Foto: Prefeitura Pará de Minas/Divulgação

Os postes são usados para sustentar as linhas de transmissão de energia ou comunicação. Mas em Pará de Minas eles estão ganhando outra finalidade. Artistas da cidade foram autorizados a usar a estrutura para expor a arte que se tornou mais um atrativo na área que é tombada pelo Patrimônio Histórico.

A ideia surgiu do diretor de Cultura da cidade, José Roberto Pereira, que viu a necessidade de revitalizar os postes que estavam sujos e com acúmulo de cartazes. “A solução foi usar a arte para cobrir as pichações e cartazes. Tornar o espaço mais bonito para a população. O local já é um ponto turístico e isso é mais um atrativo”.

Os primeiros postes a receberam a arte ficam em frente à Casa da Cultura, na Praça Torquato, que tem o imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico. “Foi necessário a autorização do Conselho do Patrimônio Histórico para a realização desta primeira etapa e estamos aguardando nova autorização para que outros postes sejam pintados”, explicou José Roberto.

O responsável pela pintura das primeiras estruturas foi o artista plástico João Batista da Costa Leite que há 30 anos se dedica a arte. “Recebi o convite e aceitei. Começamos com a pintura de dois postes, mas existe a ideia de que outros artistas adotem outros para expressar sua arte”, destacou.

João conta que a escolha da arte foi baseada nos próprios cidadãos paraminenses. “Decidi pintar pessoas de costas e sem rosto para simbolizar todo o tipo de gente que passa por aqui no dia a dia. Todos estão representados”, revelou.

João Batista foi o primeiro artista a pintar os postes (Foto: Prefeitura Pará de Minas/Divulgação) João Batista foi o primeiro artista a pintar os postes (Foto: Prefeitura Pará de Minas/Divulgação)

João Batista foi o primeiro artista a pintar os postes (Foto: Prefeitura Pará de Minas/Divulgação)

O próximo a expressar a arte nos postes, assim que o Conselho do Patrimônio Histórico autorizar, é o grafiteiro Alexandre Ferreira Silva Júnior, que carrega o nome artístico de Ajota, de 17 anos. “Fiz três desenhos que foram aprovados pelo diretor de ultura. Escolhi pessoas que passam pela Praça Torquato como estudantes, trabalhadores, ricos e pobres. Sempre fiz minha arte em casas, vitrines de lojas e vai ser a primeira vez em um poste. É um desafio”, contou.

Ajota terá o desafio de grafitar em um poste em Pará de Minas (Foto: Ajota/Arquivo Pessoal) Ajota terá o desafio de grafitar em um poste em Pará de Minas (Foto: Ajota/Arquivo Pessoal)

Ajota terá o desafio de grafitar em um poste em Pará de Minas (Foto: Ajota/Arquivo Pessoal)

 

 

 

PUBLICIDADE
Variedades Sete truques baratos que vão facilitar sua vida
Saúde e Bem Estar Receita simples alivia dores nas articulações
Educação Escaneres podem indicar túmulo de Nefertiti
Variedades O que realmente aconteceu com as vítimas do Titanic?
Variedades Magnum 44
Política Os venezuelanos merecem Maduro como presidente?
Ecologia Conheça as incríveis formigas Pote-de-Mel
Variedades Será possível descubrir o que revela sobre sua saúde e felicidade analisanado as linhas do pulso?
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE